top of page

Projeto de Vida: Experiência inovadora na rede municipal



A professora Ruth Ribeiro do Ciep Custódio Siqueira foi a convidada dessa quarta-feira no Programa semanal Hora da Educação, apresentado pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. O tema desta semana foi Experiências Educacionais Inovadoras na Rede Municipal. A professora é formada em Letras pela Universidade Federal Fluminense e faz atualmente um trabalho inovador que é o Projeto de Vida.


Ruth explicou que o Projeto de Vida faz o aluno refletir sobre quem é, o local onde está inserido no seu eixo familiar, na comunidade e o que isso acarreta para sua vida e o que pode almejar para o seu futuro. A professora ressaltou ainda que um projeto de vida não deve ser algo que fique somente na escola, é necessário que os alunos levem para a vida, para suas futuras carreiras profissionais.


“Enquanto ser humano a gente assume vários papeis na sociedade, no eixo familiar. Então, a ideia é que, de alguma forma, possamos preparar essas crianças para que sejam cidadãos melhores, que tenham capacidade de criticar a sociedade e de perceber o outro. E o mais importante, saber que não está sozinho no mundo e que as coisas podem ser diferentes da realidade delas no presente. A ideia é refletir sobre o que eles querem da vida, o que pode ser diferente e qual a proposta deles para a própria vida”, explica a professora.


Marcelo Feres ressaltou a importância do projeto, que dá ao aluno a oportunidade de refletir sobre seu futuro e fazer escolhas.


“A Base Nacional Comum Curricular tornou obrigatório esse tipo de abordagem, inclusive no Ensino Médio, e estamos discutindo isso aqui em âmbito municipal por entendermos que quanto mais cedo a gente começa, melhor estaremos preparando os nossos jovens para quando eles chegarem na adolescência esse não seja um assunto novo e que estejam mais convictos de seus valores e que não abram mão de um olhar mais crítico da sociedade”, diz o secretário.


O Hora da Educação está em uma nova fase e mostrando as práticas exitosas dos professores nas escolas da Rede Municipal. Antes da professora Ruth Ribeiro, o professor Murilo Souza foi o entrevistado e falou sobre o pensamento computacional. A Seduct está convidando os professores a apresentarem suas práticas exitosas e as experiências positivas utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem, para que outras escolas conheçam e, também, apliquem com os demais alunos.


As histórias selecionadas serão apresentadas no Programa semanal Hora da Educação, no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube (AQUI). Os interessados devem escrever para o e-mail: assessoria.seduct@edu.campos.rj.gov.br enviando fotos e vídeos dos trabalhos realizados.

36 visualizações

Comments


bottom of page