top of page

Projeto Enel Compartilha Energia na Escola promove consumo consciente




O Projeto Enel Compartilha Energia na Escola está surpreendendo os alunos da rede municipal de ensino e já é um sucesso entre eles. Nesta sexta-feira (24), os estudantes do Ciep Professora Carmem Sylvia Carneiro, no Parque Eldorado, foram contemplados. Terça (21) e quarta (22), a Nave Enel estacionou na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Na próxima semana, quarta-feira (29) e quinta-feira (30), será a vez da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento.


De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, o projeto visa formar jovens e professores e disseminar a importância do consumo consciente da energia elétrica, dos recursos naturais e meio ambiente. Através de atividades educativas e lúdicas, segue três etapas: sensibilização com os professores; palestra lúdica para os alunos e visitação à Nave Enel. São abordados temas como cidadania, sustentabilidade, uso seguro e eficiente da energia elétrica.





“O projeto tem como objetivo trabalhar a sustentabilidade nas escolas, a fim de que a comunidade escolar possa promover cuidados preventivos em relação à energia elétrica e seu uso correto, gerando economia de energia e favorecendo o meio ambiente”, explicou Marcelo.





Ano passado, dezenas de unidades também receberam a nave do programa. O trabalho é realizado por meio da metodologia PROCEL na Escola, com objetivo de promover a mudança de hábitos de consumo de energia da comunidade escolar. Trata-se de ação interdisciplinar do Procel e do Ministério de Minas e Energia, em parceria com o Ministério da Educação, realizado por meio das concessionárias de energia elétrica do país e de outros agentes.


A diretora de Relações Institucionais da Seduct, Ludmila da Mata, acrescentou que são realizadas duas palestras: uma direcionada aos professores e a outra aos alunos, com adequação à linguagem pedagógica para cada público.



“Desde o início da nossa gestão vimos buscando parcerias e projetos que visam enriquecer o ambiente escolar e a aprendizagem dos alunos. O projeto Enel traz para o ambiente escolar conhecimentos através de oficinas sobre energias renováveis e sustentabilidade, tema importante para a sociedade, além da tecnologia da Van Experience que desperta o interesse dos alunos e os coloca diante de uma experiência única de simulador e jogos interativos”, destacou Ludmila.

60 visualizações

Comments


bottom of page