top of page

Projeto Estação Educação conta com cerca de 300 aulas disponíveis no portal PAE



 

Criado na época da pandemia para que os alunos tivessem acesso às aulas, o projeto Estação Educação tem como principal objetivo a gravação e edição de vídeos educacionais produzidos pelos departamentos, escolas e coordenações da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Atualmente, são cerca de 300 videoaulas gravadas e disponíveis no portal PAE e seis salas estúdios preparadas com câmeras, iluminação, microfone e outros recursos, nas unidades escolares selecionadas.


No portal PAE estão disponibilizadas aulas voltadas à Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. As disciplinas são Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Educação Física. Na aba de Língua Portuguesa, por exemplo, é possível aprender mais sobre figuras de linguagem, orações subordinadas e adjetivas, gêneros atuais, entre outros. O conteúdo está liberado para todos os estudantes e profissionais. Para ter acesso basta clicar aqui


De acordo com o diretor de Mídias Digitais, Wellinton Rangel, o projeto Estação Educação já entregou salas-estúdio na sede da Secretaria; Creche Escola João Perdecene Neto, Lapa; Escola Municipal Getúlio Vargas, Tocos; E.M. Maria Lúcia, no Parque Turfe Clube; Ciep Wilson Batista, em Guarus; e Amaro Prata Tavares, no Centro.


 “No total, o Estação Educação vai contar com 13 salas estúdio preparadas com 26 câmeras, iluminação, microfone e outros recursos, nas unidades escolares selecionadas, para que os professores apresentem conteúdos previstos para cada semana de aula, por meio de “estações”, separadas por níveis educacionais”, comentou Wellinton.


A diretora pedagógica, Tânia Alberto, ressaltou a importância do projeto. “O primeiro valor agregado às videoaulas é que são produção de nossos professores e, ainda, estão disponíveis para toda a Rede de acordo com o nosso currículo escolar. Isso é muito importante porque as aulas, sejam da Educação Infantil ou do 1º ao 9º ano, todas as aulas disponíveis estão de acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o currículo escolar, então, todos os professores podem aproveitá-las”, explica Tânia.


A Creche Escola João Perdecene Neto foi a primeira unidade a inaugurar a sala estúdio. A diretora, Elaine Cristina Reis da Silva, disse que o projeto Estação Educação proporciona uma experiência diferenciada que influencia positivamente o desenvolvimento dos estudantes. “Além de ser um recurso para os professores da rede que podem agregar os vídeos produzidos pelo projeto no contexto de suas aulas diversificando a forma de ensino para despertar maior interesse dos alunos”, ressaltou Elaine.


A professora Betina Ferreira Assad faz parte do Estação Educação desde o início do projeto. “O projeto visa abranger todos os alunos da rede pública e a todos que queiram usar as vídeo aulas como ferramentas de aprendizado. Como professora, sinto que esse projeto me fez evoluir e conhecer vários tipos de ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino aprendizagem. Parabéns a todos envolvidos”, finaliza Betina. 

87 visualizações
bottom of page