Projeto Horta na Escola na Creche Irmã Dulce colhe sonho plantado

Horta da unidade escolar contempla não somente alunos, mas também, moradores da comunidade local

Foto: Wellington Rangel


A Creche Escola Municipal Irmã Dulce, no Parque São Benedito, desenvolve desde maio de 2021, o Projeto Horta na Escola. A ação garante a plantação de árvores frutíferas, como bananeira, amora, goiaba, caju, seriguela, jambo, tomate, legumes e verduras, como beterraba, cenoura, alface e couve. A idealizadora e diretora da unidade, Wagna Gouvêa, destaca que o objetivo é despertar o interesse dos alunos para a alimentação saudável.

“Está começando a brotar, está pequenininha ainda. Começamos com esta horta experimental para a gente ver a possibilidade de fazer uma maior. É uma horta não só para a gente da creche, mas para a comunidade escolar toda, principalmente, para as crianças. É para complementação da merenda, para servir de suporte para a alimentação das crianças, para uma interação e um vínculo dos alunos com a natureza e com a alimentação saudável. Às vezes a criança tem dificuldade de comer uma salada, é natural da criança. Mas a criança ajudando a cultivar vai ter mais interesse de comer o que está cuidando”, considera Wagna.

Foto: Wellington Rangel


Segundo ela, o projeto foi muito bem recebido por profissionais e estudantes. ‘A gente está começando a plantar. A gente molha, fez um jardim, uma horta para a gente mesmo cuidar. Estamos conseguindo tocar. Estamos começando a plantar nossos sonhos. É uma horta cheia de amor e sonhos. A ideia surgiu de um sonho acalentado desde que eu cheguei na creche. E eu fiquei acalentando aquele sonho, isto poderia virar uma horta, uma coisa que as crianças pudessem interagir, aprender, cultivar, molhar, plantar, aprender cores, aprender a importância do alimento saudável”, lembrou.

A ideia é desenvolver, ainda, outros projetos a partir da horta. “Gostaria depois de conseguir fazer uma composteira com restos de alimentos, cascas, para servir de adubo para a própria horta. A gente vai confeccionar os regadores de potinho de amaciante, sabão líquido, para os alunos depois estarem interagindo com este espaço, molhando, cultivando e criando este tipo de aproximação. O entorno da creche é enorme e vai ficar bonito, atrativo. Fico imaginando isto tudo em volta com horta, plantadinha, cuidadinha. A comunidade toda vai ficar encantada. Outro objetivo é para que a comunidade, os pais dos alunos, despertem para o cuidado com a natureza e com uma alimentação mais saudável. O cuidado com a natureza é nossa obrigação e para a gente que trabalha neste meio educacional, vale a pena apostar neste sonho e tentar realizar”, afirma a diretora da creche.


Reportagem: Wesley Machado

19 visualizações