Rodas de conversa, dinâmicas sobre o uso de absorvente, mesa de exposição, caixinha de perguntas e muita informação marcaram o evento Papo de Meninas na Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira. A unidade fica em Farol de São Thomé e realizou o evento, nesta semana, em alusão ao Dia Laranja, com apoio das Embaixadoras do Dia da Laranja, as estudantes Eloá Marques, Nina Flor e Marya Clara Quintanilha, sob a coordenação da professora de Ciências, Andressa Batista.
Dessa vez, o evento garantiu educação em saúde, abordando o tema Dignidade Menstrual, de acordo com a diretora da Escola, Cláudia Barreto. “Este projeto consiste em desmistificar e orientar as adolescentes estudantes do 5º ao 9º anos de escolaridade sobre questões relacionadas à saúde feminina”, disse a gestora. “É uma honra poder auxiliar as meninas nesse projeto incrível. Conhecimento é libertação”, comentou Andressa.
Celebrado a cada dia 25 do mês, o Dia Laranja alerta para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas. Sendo uma cor vibrante e positiva, o laranja representa um futuro livre de violência contra esse público, convocando ativistas, governos e agências das Nações Unidas a se mobilizarem pela prevenção e eliminação desse mal não só uma vez ao ano, no 25 de Novembro – quando se comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres - mas todos os meses.
No Brasil, a ONU Mulheres pede atenção à violência contra mulheres e meninas que vivem nas comunidades mais pobres, tendo em vista a vulnerabilidade que advém da ausência de direitos, como o pleno acesso à segurança, à educação, à mobilidade, à iluminação, entre outros serviços públicos que contribuem para a sua qualidade de vida e segurança.
Comentários