Projeto Pet na Escola: sucesso na E.M. Getúlio Vargas, em Tocos



Gato, cachorro, passarinho, hamster e peixe. Essas foram algumas das espécies que “invadiram” a Escola Municipal Getúlio Vargas, em Tocos, no último sábado (05). Foi a culminância do Projeto “Pet na Escola”, no qual cada aluno pôde levar seu animalzinho de estimação e transformar o dia letivo numa grande comemoração, apresentando seu pet e contado a história dele junto à família.


Diretor da instituição, Luiz Augusto Bernardo de Souza, explica que o objetivo do projeto é despertar a afetividade, conscientizar sobre a importância dos pets, compartilhar sentimentos e, ainda, ampliar a ideia de animal de estimação como estratégia para o desenvolvimento de aprendizagens humanizadas.




“Estamos sempre buscando no espaço escolar ideias que venham ao encontro da nossa sociedade, como hoje o mercado pet avança muito é importante também a gente resgatar essa consciência dentro da nossa comunidade escolar. A consciência de que a gente precisa cuidar bem dos animais em relação ao zelo, ao carinho e com relação à afetividade isso é muito importante. E, também estamos mostrando todas as possibilidades para nossa comunidade de um mercado voltado para esse público, que é o pet”, explica o diretor.





Idealizadora do projeto, a professora Janaína Manhães Pessanha Guedes disse que a ideia surgiu quando foi notado que os bichinhos estavam sempre presentes na fala dos alunos, que gostavam de mencionar sua importância e qualidades. Diante disso, o projeto nasceu e, durante 15 dias, foram realizadas atividades contextualizando os animais. De acordo com Janaína, o projeto não para por aí e vai fazer parte do calendário escolar da unidade.





“Foi um projeto muito emocionante. Eu digo sempre que por onde passa a emoção a aprendizagem acontece. O amor quando está junto das atividades diárias do professor e do aluno é certo que tudo vai caminhar da melhor forma. A aprendizagem humanizada é o caminho para a formação deles porque não adianta a gente apresentar atividades se a emoção não faz parte do cotidiano. A emoção é a chave para que a aprendizagem seja melhor compreendida por todos”, conclui Janaína.




Inaugurada em 2007, a Getúlio Vargas tem 686 alunos e atende do pré-1 ao 5º ano de escolaridade. A unidade é uma das que se destacam quando o assunto é criatividade. Recentemente, a escola começou a colocar em prática o projeto Estação Educação e, por meio dele, está fazendo fotos 3X4, gratuitamente, dos alunos que não têm condições financeiras, pois as mesmas são exigidas entre os documentos escolares para efetivação de matrícula. A Getúlio Vargas alcançou a nota 5.7 no Ideb 2021, ficando acima da média.






185 visualizações