Projeto Viajando com as Artes intensifica ações no mês das crianças




O projeto Viajando com as artes atende as escolas da rede municipal de ensino levando entretenimento com contação de histórias, teatro de fantoches, cantigas de roda e músicas. Criado há cerca de 10 anos, a programação foi intensificada para beneficiar ainda mais estudantes durante este mês das crianças. Desenvolvido pela Gerência de Animação Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), com o objetivo de desenvolver atividades de arte e cultura com os alunos, o projeto contempla, nesta terça-feira (11), a Creche Escola Carlos Roberto Nunes de Carvalho, no bairro da Penha.


“Na sexta-feira (7), foram atendidos os alunos da Escola Municipal Francisco Faria Barbosa, no Parque Aldeia. Quinta-feira (6), o projeto atendeu a Creche do Parque Aurora. No feriado de quarta-feira (12), Dia das Crianças, a equipe vai participar da reabertura da Cidade da Criança Zilda Arns e inauguração da Escola de Aprendizagem Inclusiva, às 9h”, afirmou a coordenadora da Animação Cultural, Eliana Carneiro.





Críscila Angelo de Azevedo é gestora da Escola da Aldeia e falou sobre os benefícios da ação no processo de ensinar e aprender. “É de grande importância a inclusão das atividades lúdicas no dia-a-dia dos alunos, desde a educação infantil ao ensino fundamental, pois auxiliam de maneira significativa no processo de aprendizagem, pois trabalham a atenção, a imaginação, os aspectos motores e sociais, visando o pleno desenvolvimento da criança, que aprende de forma significativa tornando o ensino de qualidade e prazerosa. É muito gratificante ter alunos felizes e entusiasmados na escola”, disse.


O secretário de Educação, Marcelo Feres, explicou que o lúdico é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, pois ressignifica o uso de um recurso que é próprio do universo infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança. É por meio do brincar que os alunos se colocam diante dos principais desafios do dia a dia e compreendem a realidade, aprendendo de uma forma muito mais simples e fácil”, ponderou.


Próximas ações:


11/10 - Creche Carlos Roberto Nunes de Carvalho (Penha)

12/10 - Reinauguração da Cidade da Criança Zilda Arns (9h)

13/10 - E. M. Leopoldina Maria (Goitacazes)

14/10 - E. M. Rotary III (Donana)

19/10, 20/10, 21/10 - IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos (Jardim São Benedito)

27/10 - C. E. Olímpio de Paulo Silva (Morro do Coco)

28/10 - C. E. Gandur Assed (Terra Prometida)




2 visualizações