Projeto Visita Virtual ao IFF: incentivo à continuidade dos estudos



Foto: Divulgação



O projeto de Visita Virtual ao campus Campos Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) vai ser ampliado neste ano. Desenvolvido pelo Departamento Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), contempla os alunos do 9º ano de escolaridade da rede municipal de ensino. O objetivo é sensibilizar os estudantes concluintes do ensino fundamental quanto à importância da continuidade dos estudos; informar sobre a formação técnica de nível médio e as oportunidades oferecidas pelo IFF nas diversas modalidades de cursos; e orientar os estudantes sobre o processo de inscrição nos Processos Seletivos.


Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, o trabalho é desenvolvido por psicólogas e assistentes sociais do Departamento Multiprofissional e servidores do Departamento Pedagógico da Seduct. Além do IFF, a ação conta com parceria da Coordenação de Informática da Secretaria que, no ano passado, disponibilizou oito polos de apoio para auxiliar os estudantes no processo de inscrição.


“Reconhecendo a importância de levar informações sobre a formação profissional e tecnológica, assim como estimular a continuidade dos estudos desses jovens foi desenvolvida, mesmo diante das restrições de presencialidade impostas pela pandemia, uma forma de levá-los ao campus Campos Centro virtualmente e apresentar suas instalações, programas de assistência estudantil, projetos de esporte, arte e cultura, com ênfase no detalhamento dos cursos técnicos ofertados”, explicou o secretário.


De acordo com a coordenadora do Departamento Multiprofissional, Adriana Lima, a ação se deu no ambiente virtual, através do Google Meet e Whatsapp. Cerca de 140 estudantes de 27 unidades escolares foram contemplados no ano passado.


“A equipe mantém o acompanhamento dos grupos com orientações, lembretes sobre prazo das inscrições, compartilhamento do edital de homologação do processo seletivo, tirando dúvidas e orientando-os sobre a matrícula dos convocados. Atualmente, a equipe vem realizando contato com os estudantes para identificar os convocados para a matrícula no IFF (Centro e Guarus) prevista para o período de 21 a 25 de fevereiro de 2022”, informou Adriana.

55 visualizações