Projetos educacionais de Florianópolis apresentados ao secretário de Educação de Campos


O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), professor Marcelo Feres, visitou a Secretaria de Educação de Florianópolis, onde foi recebido pelo gestor da pasta, Maurício Fernandes Pereira, nesta quarta-feira (14). O objetivo foi conhecer de perto as intervenções mais relevantes e conversar com profissionais da rede municipal para melhor compreender as ações transformadoras que vêm sendo realizadas no município.


"Maurício é professor da Universidade Federal de Santa Catarina e está em seu quinto ano como secretário de educação de Florianópolis (SC). Nos últimos tempos, a educação local vem sendo transformada nas áreas pedagógica e de infraestrutra.

O município tem cerca de 500 mil habitantes, que é um número próximo do número de Campos. Em 2017, a situação da educação municipal era, de certa forma, similar à nossa realidade campista. No entanto, atualmente, a educação é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar , professores, estudantes, pais e toda a cidade. Fomos muito bem recebidos e só temos a agradecer pela parceria", afirmou Feres.


Maurício agradeceu o encontro. "Gostaria de agradecer a visita do professor Marcelo e dizer que

Campos está muito bem de secretário. Conheço o Marcelo há muito tempo. Ele fez um excelente trabalho no Ministério da Educação e, hoje, contribuindo com a educação do município de Campos. Espero que essa nossa conversa possa ser bastante proveitosa para as crianças e jovens da cidade", disse.


O próximo passo é conhecer a experiência da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, no dia 03 de agosto. Marcelo deu início a uma série de reuniões com diversas cidades do país, neste mês de julho, em busca de experiências de sucesso em outras redes de Educação a fim de melhorar a qualidade do ensino em Campos. Nesta terça-feira (13), ele promoveu reunião virtual com o secretário de Educação da Prefeitura de Salvador, Marcelo Oliveira, e seu assessor Frederico Wegelin.


Segundo Feres, a Educação de Campos está sendo pensada para obter resultados a longo prazo. “Temos planejamento, com metas quantitativas e qualitativas muito bem definidas, e todas as nossas ações visam cumprir um programa para os próximos quatro anos. Esse processo colaborativo com outras prefeituras, iniciado neste mês de julho, vai avançar também no mês de agosto. O objetivo é observar e avaliar as experiências exitosas de outras cidades, considerando o avanço da nossa qualidade da educação”, afirmou Feres.


Segunda-feira (12), ele foi à cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, acompanhado da diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto. Eles foram recebidos pela secretária de Educação, Tereza Cristina do Carmo, e equipe pedagógica. No dia 6 de julho, Marcelo também visitou a Secretaria Municipal de Educação de Macaé, onde foi recebido pela secretária da pasta, Eliane de Araújo.

116 visualizações