Experiências Exitosas classificadas no Fórum Regional serão publicadas no PAE





Em breve, as propostas de atividades classificadas e que foram apresentadas no Fórum Regional de Educação, em agosto, referente às Experiências Exitosas em Educação, Ciência e Tecnologia, vão estar disponíveis no Portal Pae. A ideia, de acordo com a diretora de Relações Institucionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Ludmila da Matta, é que os trabalhos possam ser vistos por toda a comunidade escolar.


“As Experiências Exitosas são importantes porque os professores e gestores, todos aqueles que trabalham nas escolas, ao longo dos seus trabalhos pedagógicos, desenvolvem atividades buscando melhorar seu processo de trabalho e nem sempre têm visibilidade. Então, a ideia das práticas exitosas é divulgar e sistematizar esses trabalhos que já são realizados nas escolas, mas que não tem visibilidade e analisar a possibilidade dessas atividades serem replicadas em outras unidades”, explica Ludmilla.


São consideradas Experiências Exitosas, no contexto das atividades, aquelas que tenham como objetivo debater temas e ações propositivas voltadas ao ensino. Ludmila explica que o objetivo da promoção dessas ações é propor a divulgação, socialização e troca de experiências entre as unidades escolares da Seduct, por meio do amplo debate sobre os conhecimentos desenvolvidos desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos do Sistema Municipal de Educação.


“Além disso, visa proporcionar aos profissionais da educação oportunidade de contato com experiências que possam subsidiar e ampliar as possibilidades pedagógicas que aprimorem o processo de ensino-aprendizagem do Sistema Municipal de Educação do município”, explica Ludmila.


Os três primeiros lugares receberam tablets, forno elétrico e caixinhas de som. Todos os classificados ganharam certificados e ainda uma lembrança de participação.


Vice-diretor da Creche Escola Municipal Felismindo Marques Barreto, Victor Miranda, foi um dos classificados. Ele escreveu sobre “A escrita memorialística como recurso Identitário dos gestores escolares da rede municipal de Campos Dos Goytacazes – RJ”. O trabalho reuniu narrativas memorialísticas de gestores escolares que descreveram suas experiências até a gestão, assim como os desafios, o aprendizado do cotidiano escolar e a liderança desenvolvida em comunhão com a comunidade que representam.


“Participar, como pesquisador e servidor da rede municipal de Educação da nossa cidade, da Mostra de Práticas Exitosas foi um momento gratificante e de protagonismo para a minha carreira profissional. Destaco que conhecer a trajetória do gestor, além de permitir sua autonomia, é conhecer, também, a comunidade escolar que ele representa, visto que todo o trabalho dentro da escola/creche é coletivo e, por isso, deve ser democrático, respeitando às diferenças em prol de uma educação libertária”, disse.



CONFIRA ABAIXO A LISTA DOS CLASSIFICADOS


5 PRIMEIROS COLOCADOS MOSTRA EXITOSA
.docx
Download DOCX • 14KB



CLASSIFICADOS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS
.docx
Download DOCX • 98KB


62 visualizações