Prorrogado prazo de inscrição de chapas para eleição de gestores escolares





O prazo de inscrição de chapas para eleição de gestores escolares da rede municipal de ensino foi prorrogado até domingo (6). A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) publicou, nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial do município, a retificação do cronograma do Edital Nº 08/2022, referente ao Processo de Consulta Eleitoral para Provimento dos Cargos de Diretor e Vice-Diretor dos Estabelecimentos de Ensino Público da Rede Municipal para o Biênio 2023-2025, publicado em 14 de outubro de 2022.


A inscrição deve ser feita por meio de preenchimento de formulário no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) . A indicação do fiscal da chapa também deverá ser feita até domingo (6).


O prefeito Wladimir Garotinho informou que a medida representa uma nova história na educação de Campos. “O processo acontecerá por meio de eleição direta e secreta em todas as unidades escolares, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, ou seja, alunos, servidores, professores temporários, pais e responsáveis pelos estudantes, garantindo um processo transparente e democrático”, afirmou.


O secretário de Educação, Marcelo Feres, lembrou que a inscrição dos candidatos que compõem a Chapa no Exame de Qualificação e de Certificação em Gestão Escolar vai acontecer entre os dias 07 e 11 de novembro. Já a votação acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro deste ano nas próprias unidades escolares.


“A publicação das chapas homologadas será feita no dia 18 de novembro e a interposição de recursos de homologação das Chapas de cada unidade escolar será em 21 e 22 de novembro de 2022. O período de transição dos gestores vai de 02 de janeiro a 31 de janeiro de 2023 e a posse dos diretores e vice-diretores eleitos acontecerá em 01 de fevereiro de 2023”, destacou o secretário.


Atualmente, a Seduct está em processo de entrega do nada consta aos diretores e vice-diretores em exercício que requereram o documento, para concorrer novamente ao cargo. De acordo com a coordenadora da Comissão, Juliana Queiroga, as inscrições que foram enviadas via email da Seduct serão desconsideradas.


“Conforme previsto em edital, as inscrições só podem ser feitas via formulário de inscrição no PAE. Além do formulário, os candidatos precisam estar atentos à relação de documentos que devem enviar no formato pdf. Eles receberão email de confirmação do envio da documentação. Todo currículo citado no formulário precisa ser comprovado com certificação ou diploma. Não basta apenas citar, a documentação deve ser enviada em anexo. Para tirar dúvidas, disponibilizamos o e-mail: comissaoeleicao22@edu.campos.rj.gov.br”, afirmou a coordenadora.


A Comissão Eleitoral Geral publicou, em 27 de outubro, o resultado das propostas técnicas submetidas ao chamamento público para contratação de instituição de ensino superior para realização de exame de qualificação e de certificação em gestão escolar. O exame acontecerá em 4 de dezembro e visa cumprir às Leis nº 9.131/2021 e nº 9.213/2022 sancionadas pelo prefeito Wladimir Garotinho, que regulamentam o processo eleitoral. A instituição vencedora foi a Universidade Cândido Mendes de Campos.

Há 10 anos na gestão da Creche Escola Municipal João Siqueira dos Santos, na Tapera, Kelly Soares é formada em Letras, especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos; e especialista em Gestão Escolar Integradora. Ela aprovou a novidade.


"Qualquer eleição bem estruturada é um processo democrático, essencial a uma gestão livre. Dar à comunidade escolar a possibilidade de participar do processo de escolha daqueles que vão gerir a unidade escolar é parte desse empoderamento. Ter profissionais capacitados atuando na gestão faz toda a diferença no processo educacional. Juntos, desenvolvemos um projeto político pedagógico, com participação da comunidade escolar; por conhecermos e pertencermos à unidade, buscamos solucionar questões que perpassam o ensino em si, juntamente com as famílias. Existe todo um ambiente familiar e favorável a essa interação sadia. Sem a eleição, perde-se a autonomia da comunidade escolar, a transparência do processo de escolha e, com isso, o empoderamento deste meio tão importante ao processo educacional", ponderou Kelly.


Confira aqui o edital do processo


Confira aqui a retificação do cronograma do Edital Nº 08/2022

284 visualizações