top of page

Prova Saeb começou a ser aplicada nas escolas municipais nesta terça-feira



A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começou a ser aplicada nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Campos nesta terça-feira (7). As Escolas Municipais Professor Paulo Freire, Maria Arlete Azevedo Araújo, João Goulart, Donana e José do Patrocínio foram as primeiras contempladas de hoje. A aplicação continuará até o dia 14 de novembro no município.


Na quarta-feira (8), será a vez das Escolas Municipais Alberto Lamego, Felício Sarlo, Maria Antônia Pessanha Trindade, Marlene Henriques Alves, Santo Antônio, Sebastião Ribeiro de Deus e Senador Tarcísio Miranda.


O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, participou de uma reunião na última sexta-feira (03) com a Superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc -RJ) e interlocutora titular do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Rosana Mendes; e com o coordenador Estadual do SAEB, Pablo Dias.



O encontro aconteceu de forma remota e tratou dos últimos ajustes para o início da avaliação. Nesta segunda-feira (6), Rosana visitou diversas escolas da cidade para acompanhar os últimos detalhes. “A reunião serviu para promover alguns alinhamentos, pois, há unidades que ainda não foram agendadas para a avaliação e outras que estavam tentando solicitar alterações de datas, mas estavam com dificuldades”, informou o secretário.


Desde o início desse semestre, Feres tem realizado reuniões para conversar com os gestores, diretores adjuntos, professores e pedagogos sobre a importância de realizar a avaliação nas unidades.


“Estive em escolas como a João Borges Barreto, Manoel Ribeiro do Nascimento, Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, Lions Goitacá, Santo Antônio e Instituto Profissional São José, por exemplo, oferecendo assessoramento técnico in loco e tirando dúvidas dos servidores. Ao longo do ano fizemos vários simulados com nossos alunos e também a prova interna CAED, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), preparando para a prova Saeb”, destacou Marcelo.





O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.


O exame permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.


“Esse é um momento importante para mostrar que nossa rede tem feito um trabalho excepcional desde 2021. A partir do Saeb teremos o Ideb do município e de cada escola municipal. Tenho certeza de que, com o esforço dos nossos profissionais e alunos, teremos um excelente resultado. Façam a prova com responsabilidade e atenção e boa avaliação para todos. Estou certo de que teremos do que nos orgulhar, por tudo o que tem sido feito ao longo desses últimos 3 anos”, comentou o secretário.




FOTOS: Mauro Antônio - Arquivo dos simulados internos

60 visualizações

Comments


bottom of page