
O projeto de Vacinação Itinerante realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), através do programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem conseguido colocar em dia o cartão de vacinação de alunos e funcionários. Ano passado, foram aplicadas um total de 9.140 doses de vacinas em 147 unidades escolares, sendo 63 creches e 84 escolas, e em 5133 pessoas, 4.142 alunos e 991 funcionários.
Em 2023, o PSE aplicou 6.844 doses de vacinas em 96 unidades escolares, 49 creches e 47 escolas, e em 4.908 pessoas, ou seja, 3663 alunos e 1.245 funcionários. Em todo biênio a maioria das vacinas aplicadas foram em alunos com atraso na caderneta de vacinação.
O objetivo do projeto é realizar a triagem para verificar a situação vacinal dos alunos; atualizar as cadernetas de vacinação dos alunos; orientar sobre a importância da vacinação e sobre os cuidados pós vacinação. De acordo com o coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, a equipe de enfermagem do PSE realizou agendamento prévio com a direção das Unidades Escolares, informando o dia e horário em que a equipe de vacinação iria até o local para a realização da verificação e atualização das cadernetas de vacinação dos alunos, com disponibilidade das vacinas de rotina e campanha, que são as disponíveis do Calendário Nacional de Imunização.

Para João, o Projeto Vacinação Itinerante possibilita um contato mais direto com os responsáveis e funcionários.
“Agradecemos à Seduct e à SMS, além de toda equipe de enfermagem que se disponibiliza para se deslocarem até as unidades escolares do município no intuito de aumentar a cobertura vacinal dos nossos alunos. Agradecemos também a equipe do PSE Estadual pela disponibilidade em sempre prestar esclarecimentos, por toda ajuda e suporte. É muito importante que os pais, alunos e responsáveis se conscientizem quanto aos benefícios da vacinação. As ações de conscientização são de extrema importância, pois desmitifica informações errôneas, tira dúvidas e consequentemente conseguimos como resultado o aumento do número de alunos vacinados’, explica João.
O coordenador lembra ainda que nas dependências da Seduct há uma sala de estratégia de imunização, destinadas a alunos e profissionais de ensino, como uma outra possibilidade para atualização da caderneta de vacinação.
Para o diretor de Vigilância em Saúde e infectologista, Rodrigo Carneiro, o Programa Saúde na Escola é uma ferramenta fundamental para que a Prefeitura possa levar prevenção e saúde e educação continuada para as unidades escolares.
"Através do Programa Saúde na Escola é feito um link direto entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação para que a gente possa fornecer informações importantes, principalmente com relação à prevenção de doenças, tanto transmissíveis, quanto doenças crônicas e, principalmente, a gente consegue desempenhar ações ativas nas unidades escolares, principalmente as vacinações, mas também a vigilância de doenças transmissíveis que circulam na cidade e que são identificadas em nossas crianças pelo treinamento das equipes de educação que é feito pela equipe do Programa Saúde na Escola", explicou Carneiro.
Por: Mariane Pessanha
Comments