top of page

PSE e Programa de Tabagismo realizam ações de prevenção nas unidades escolares



 

 

O Programa Saúde na Escola (PSE) continua desenvolvendo ações de prevenção nas unidades escolares. Esta semana, escolas como João Borges Barreto, Prisco de Almeida, Francisco Alves Dias, entre outras, vão receber projetos como o “Prevenção ao Tabagismo, Álcool e Outras Drogas”, que também aconteceu nesta terça-feira (18), no Cemstiac. O projeto é uma parceria com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Campos.

 

O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, contou que a ação aborda prioritariamente a temática do tabagismo, uma das principais causas de doenças preveníveis e mortes prematuras. Ele afirmou que, ao realizar ações educativas desde cedo, a ação contribui na conscientização e ajuda a reduzir o risco de iniciação precoce no consumo de tabaco, além de fornecer informações sobre os malefícios do uso de cigarro e outros, podendo impactar positivamente a saúde dos jovens e da comunidade em geral.

 

“A parceria entre o PSE e o Programa de Controle de Tabagismo de Campos, no contexto de ações de Educação em Saúde com alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental das escolas municipais, é de grande importância, pois contribui diretamente para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Essa ação está alinhada com o eixo do PSE que visa à prevenção ao uso de álcool, drogas e tabaco.  O PSE atua na formação de hábitos saudáveis, visando à redução de comportamentos de risco, como o uso de substâncias que afetam a saúde. Quando os estudantes recebem informações sobre os efeitos nocivos do tabagismo, é possível promover a conscientização, incentivando escolhas mais saudáveis e a melhoria da qualidade de vida”, disse João.

 

O coordenador explicou ainda que o desenvolvimento de ações de Educação em Saúde permite que os alunos se tornem multiplicadores de informações dentro de suas famílias e na comunidade. Ao abordar temas como tabagismo, drogas e álcool, o programa ajuda a construir uma cultura de prevenção que pode influenciar comportamentos saudáveis ao longo da vida.

 

“A parceria permite a realização de atividades diversificadas, como palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos e oficinas interativas, que facilitam o aprendizado e envolvem os alunos de forma mais eficaz. Esse enfoque amplo e multidisciplinar fortalece o processo educativo e torna o tema mais acessível”, ressaltou João.

 

Enfermeiro do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Emmanuel Bittencourt Wanderley explicou que foi identificado que 98% dos pacientes começaram a fumar na faixa etária entre 11 a 14 anos. Com isso, a equipe identificou ser necessário criar uma parceria que possibilitasse a entrada dos técnicos nas escolas.

 

“E nada mais justo que essa parceria com o PSE, para fazer um trabalho de orientação. E, dessa forma, diminuir a mortalidade ou a incidência de doenças que venham prejudicar essas pessoas futuramente, porque a gente sabe que hoje o cigarro causa inúmeras doenças, principalmente as mais graves como infarto agudo do miocárdio e diabetes. Então, estamos levando essa orientação aos alunos para tentar prevenir e também educar contra as síndromes que possam ter e diminuir uma futura internação”, esclareceu o enfermeiro.

 



Cronograma Semanal de Ações do PSE

 

Período: 17 a 21 de fevereiro

 

17 de fevereiro / 2025 – SEGUNDA

Vacinação Itinerante SEDUCT

Local: SEDUCT

Público-alvo: Profissionais e alunos

Turno: Manhã e Tarde

 

Projeto Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente -ECA

Local: EM João Borges Barreto

Público-alvo: Alunos

Turno: Manhã

 

Projeto Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagens

Local: E.M Prisco de Almeida

Público-alvo: Direção -reunião de alinhamento

Turno: Manhã e Tarde

 

Projeto Saúde Auditiva nas Escolas

Local: CEM Francisco Alves Dias

Público-alvo: Alunos

Turno: Manhã e Tarde

 

18 de fevereiro /2025 – TERÇA

Vacinação Itinerante SEDUCT

Local: SEDUCT

Público-alvo: Profissionais e alunos

Turno: Manhã e Tarde

 

Prevenção ao Tabagismo, Álcool e Outras Drogas -Parceria com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Campos dos Goytacazes

Local: CEMSTIAC

Público-alvo: Alunos

Turno: Tarde

 

Projeto Saúde Auditiva

Local: CEM Francisco Alves Dias

Público-alvo: Alunos

Turno: Manhã e Tarde

 

19 de fevereiro/ 2025 – QUARTA

Vacinação Itinerante SEDUCT

Local: SEDUCT

Público-alvo: Profissionais e alunos

Turno: Manhã e Tarde

 

Saúde do Adolescente

Local: EM Amaro Prata Tavares

Público-alvo: Alunos do 2° segmento do Ensino Fundamental

Turno: Manhã e Tarde

 

 20 de fevereiro/ 2025 – QUINTA

Vacinação Itinerante SEDUCT

Local: SEDUCT

Público-alvo: Profissionais e alunos

Turno: Manhã e Tarde

 

Projeto Construindo Valores nas Escolas - Protegendo Meu Corpinho

Local: CEM Professora Rita de Cássia Chardelli

Público-alvo: Alunos

Turno: Manhã

 

Projetos Crescer Saudável -Alimentação Saudável

Local: CEM Benedito Alves Barreto

Público-alvo: Alunos

Turno: Manhã

 

Saúde do Adolescente

Local: EM 29 de Maio

Público-alvo: Alunos do 2° segmento do Ensino Fundamental

Turno: Manhã e Tarde

 

 

21 de fevereiro/ 2025 – SEXTA

Vacinação Itinerante SEDUCT

Local: SEDUCT

Público-alvo: alunos

Turno: Manhã e Tarde

 

Projeto Crescer Saudável -Alimentação Saudável

Local: CEM Dom Helder Câmara

Público-alvo: Alunos

Turno: Manhã


Por Mariane Pessanha - Fotos: Equipe PSE

 

Comments


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page