top of page

PSE atua também em benefício dos profissionais da Educação




Além dos trabalhos de imunização e conscientização com os alunos nas unidades escolares, o Programa Saúde na Escola (PSE) também atua no cuidado com os profissionais da rede municipal de ensino. Nesta semana, as equipes vão estar presentes na Escola Municipal 29 de Maio e no Ciep Custódio Siqueira com atividades que contemplam os educadores e demais profissionais. Os projetos desenvolvidos serão Roda da Saúde, na quinta-feira (5), e Ação de Saúde, sexta-feira (6).


Além disso, o coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, explica que, por meio do Programa, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, oferta atendimento odontológico na Policlínica do Servidor, no Parque Julião Nogueira.



Os atendimentos acontecem por meio de agendamento prévio, com o preenchimento de um formulário e, em seguida, um membro da equipe entra em contato com a pessoa passando o dia e o horário da consulta, que é realizada na Policlínica do Servidor, às quartas-feiras, ou no Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona na Secretaria de Saúde, também à noite.


Já a “Ação de Saúde” funciona em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e é voltada para a prevenção da hipertensão, diabetes e obesidade. As equipes fazem aferição de pressão arterial, glicemia capilar, verificação de peso e medida para o índice de Massa Corpórea (IMC). Caso seja detectada alguma alteração, a pessoa é encaminhada para a clínica da FMC, que funciona em Custodópolis.


Segundo João Paulo, o projeto Roda da Saúde surgiu com o objetivo de atender a um grupo específico da unidade escolar: os colaboradores da unidade. “O projeto iniciou a partir da necessidade de termos um momento de reflexão sobre o cuidado com a saúde integral desses profissionais. Nesse projeto abordamos assuntos relacionados às questões emocionais, alimentares, de relacionamento, gerenciamento de estresse entre outros”, resume João.





37 visualizações

Comments


bottom of page