PSE faz a verificação na caderneta de vacinação dos alunos



Desde o dia 19 deste mês, o Programa Saúde na Escola (PSE) está fazendo a vacinação de rotina nas escolas e verificando o cartão de vacina dos alunos da Rede Pública Municipal. As que estão em atraso são atualizadas com as imunizações, necessárias. O trabalho está sendo realizado através de uma parceria da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) com a Secretaria de Saúde.


Em apenas dois dias de vacinação foram aplicadas 64 doses em 60 alunos, já que alguns necessitavam de mais de uma vacina para completar o calendário de imunização. Quando a vacinação é necessária, para atualizar a caderneta do estudante, uma autorização prévia é enviada para os responsáveis para que ele possa autorizar a imunização.


“A conscientização de manter as vacinas em dia é essencial, já que algumas doenças causam impacto, tanto na saúde, mas também na frequência escolar. A imunização é um direito das Crianças e dos adolescentes e esse tipo de ação precisa acontecer para que todos tenham esse direito garantido”, explicou o coordenador do PSE, João Paulo Oliveira.

João explicou ainda que a recomendação do Ministério da Saúde é que a Verificação da Situação Vacinal seja pauta permanente das ações escolares, incluída, inclusive, em seu Projeto Político Pedagógico, dando significado ao ato de imunizar. Dentre as ações preconizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) consta a verificação da situação vacinal do educando.


O coordenador disse ainda que há diferentes tipos de doenças causadas por vários agentes infecciosos, e o sistema imune de um indivíduo deve estar preparado para melhor se proteger contra estas exposições. Entre as vacinas ofertadas estão HPV, que evita infecção e previne contra o câncer de colo do útero; ACWY, que protege contra meningites e infecções generalizadas; VOP, contra Poliomielite; DTP, que é a Tríplice Bacteriana e protege de três doenças: Difteria, tétano e coqueluche. E a Influenza, contra gripe.


Já foram contemplados com a vacinação de rotina e a verificação da Caderneta Vacinal as seguintes unidades escolares: E.M Amaro Prata Tavares; E.M Prisco de Almeida; E.M Clóvis Tavares; E.M CEMEI Arnaldo Rosa e E.M CEMSTIAC

5 visualizações