top of page

PSE de Campos na Mostra Estadual de Práticas de Saúde no Rio de Janeiro





O Programa Saúde na Escola (PSE) participou esta semana da “Mostra Estadual de Práticas de Saúde – Boas práticas fazem a diferença”, no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo aplaudir a criatividade, empenho e coragem dos participantes e inspirar ações em 2023. O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, informou que o evento contou com fala expositiva sobre o “Programa Saúde na Escola e a Ampliação do Acesso aos Serviços de Saúde e Melhoria da Qualidade de Vida dos Educandos” e também sobre a “Importância na Redução das Barreiras de Acesso aos Cuidados de Saúde”.


A mostra contou ainda com demonstração dos trabalhos, debates, exposição em forma de banner no Hall da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) dos trabalhos submetidos entre os municípios participantes.





O município de Campos apresentou cinco projetos: “Eu Digo Não: Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Projeto Escola Protetora da Mulher”; “Levantamento da Situação Vacinal e Vacinação Itinerante nas Creches e Escolas”; “Workshop de Saúde Mental dos Profissionais da Educação”; “Promoção da Saúde Auditiva no Âmbito Escolar: Intervenção Fonoaudiológica no Programa Saúde na Escola em Campos dos Goytacazes”; “Ações de prevenção à Covid-19: Criação do Plano de Retomada das Aulas Presenciais, Polo de Testagem para a Rede de Educação e Testagem Itinerante dos Alunos”.


“Ter a oportunidade de participar de mostras de Saúde é muito gratificante. Essa experiência nos ajuda a ter a noção da dimensão do nosso trabalho, sendo extraordinário ver que somos referência para outros municípios. Ficamos extremamente felizes em ter participado e ter tantas trocas tão significativas. Com certeza aprendemos muito. Sabemos que o PSE vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, e é para isso que trabalhamos todos os dias! Agradeço a toda minha equipe do PSE de Campos que faz o Programa acontecer”, agradece o coordenador.




25 visualizações
bottom of page