top of page

PSE desenvolve projeto de combate à obesidade infantil



Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde apontou que, uma em cada dez crianças brasileiras de até 5 anos, está acima do peso. O excesso de peso também foi registrado em mais da metade das mães com filhos nessa faixa etária: 58,5%. Em Campos, para combater essa doença e incentivar uma alimentação saudável, o Programa Saúde na Escola (PSE) realiza o projeto “Crescer Saudável: Enfrentamento à Obesidade Infantil”, nas unidades escolares.


Nesta quinta-feira (29) a ação foi desenvolvida na Escola Municipal Tarcísio Miranda, no Jóquei Clube. O público alvo são alunos do 1º ao 9º ano, professores, pais e responsáveis. O principal objetivo é combater a obesidade infantil através de ações de educação alimentar e nutricional, além do incentivo a práticas esportivas.


Coordenador do PSE, João Paulo Oliveira, explicou que o Crescer Saudável estabelece, no âmbito do Programa Saúde na Escola, um conjunto de ações a serem implementadas com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no país por meio de ações a serem realizadas no âmbito do PSE, para as crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I. O Projeto acontece em parceria com acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade Estácio de Sá.


“A educação alimentar e nutricional tem um papel importante em relação à promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Na escola, onde crianças e jovens passam grande parte de seu dia, as ações de orientação de promoção da saúde constituem importante meios de informação e formação de hábitos saudáveis”, ressalta.


Este ano, o projeto já foi realizado nas seguintes unidades escolares: Ciep Maestro Villa Lobos; Ciep Wilson Batista; E. M. Albertina Azeredo Venâncio; E. M. Lulo Ferreira de Araújo e Escola Municipal Senador Tarcísio Miranda, beneficiando cerca de 580 alunos.



9 visualizações
bottom of page