top of page

PSE e Defesa Civil realizam capacitação na E.M. Sebastiana Machado da Silva




Os professores da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, situada no IPS, tiveram um dia diferente nesta terça-feira (18). Eles participaram da Capacitação em Planos de Escape Escolar ministrada pelo Programa de Saúde na Escola (PSE) em parceria com a Defesa Civil Municipal. Durante a ação eles aprenderam a como proceder em casos de incêndio, tempestades, escapamento de gás, entre outros.

O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, explicou que um questionário da Defesa Civil é enviado para o diretor da escola para que, antes de iniciar o trabalho, a equipe da Defesa Civil já tenha um conhecimento prévio sobre existência de escadas, saída de emergência, entre outros.

“A escola é um local com a presença de grande quantidade de pessoas, daí a importância de manter a comunidade escolar segura em situações de risco, com treinamentos pautados nas boas práticas. Agradecemos a parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil”, disse João.


O subcomandante da Defesa Civil, major Edson Pessanha, falou sobre o treinamento. “Iniciamos esse trabalho, hoje, através da Diretoria de Treinamento e Ensino da Defesa Civil, treinando e capacitando os professores e funcionários desta escola para atuarem em situações adversas. Esse trabalho vai ser estendido a outras escolas do município. Esperamos que seja um sucesso. Como a Defesa Civil trabalha com a prevenção estamos antecipando e capacitando esses profissionais”, explicou o subcomandante.

O diretor de treinamento da Defesa Civil, Leônio Rocha, falou sobre a importância desse tipo de capacitação nas escolas. “A Defesa Civil atua por conceito em 5 etapas: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Diferente que culturalmente estamos acostumados a atuar em todos segmentos, a Defesa Civil tem como objetivo dar ênfase à prevenção e preparação, logo, não há ambiente mais fértil para essa "semente" germinar e dar frutos que o ambiente escolar”, ressaltou.

O diretor da escola, Hernann Moura Gouvêa, disse que a capacitação é essencial para dar mais segurança aos professores, alunos e funcionários. “O projeto foi recebido por nossa unidade escolar como ação de extrema importância. As informações e orientações foram colocadas de forma clara e objetiva, trazendo aos nossos profissionais noções fundamentais para tornar o ambiente escolar mais seguro para todos. Acredito que foi o primeiro passo para um trabalho que renderá proveitosos frutos”, pontuou o diretor.

A professora da Sala de Recursos, Monique Kellen, ficou satisfeita com o treinamento: "Essa capacitação é muito importante para nós educadores. A gente fica muito preocupada com tudo que tem ocorrido nas unidades escolares do Brasil inteiro e inseguros por não saber como agir numa situação de risco, então, é muito importante para que possamos repassar para os alunos e deixá-los mais tranquilos”, disse a professora.

175 visualizações

Comments


bottom of page