top of page

PSE leva projetos de saúde e conscientização às escolas






O Programa Saúde na Escola (PSE) prossegue desenvolvendo diferentes ações de orientação e educação em saúde nas unidades escolares esta semana. Nesta segunda-feira (8), a equipe acompanhou uma visita técnica dos alunos da Escola 29 de Maio às dependências da Faculdade de Medicina de Campos. Hoje, os profissionais do PSE também estiveram presentes na E. M. Vilmar Cava Barros, no Jóquei, desenvolvendo o projeto “Entendendo a violência para prevenir, proteger e promover saúde”; e no Ciep Maestro Villa Lobos, com o projeto “Eu digo não: Prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”.




Coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, explica que na terça-feira (9), será a vez da Creche Francisco Alves Dias com o Projeto “Eu digo não: Prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes: uma das piores formas de trabalho infantil”. No mesmo dia, o PSE também vai desenvolver o projeto “Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagens”, na E.M Professor Walter Siqueira; projeto contra obesidade infantil na escola Pequeno Jornaleiro; e vacinação na Creche Enéas Tavares Trindade.




Já na quarta-feira (10), o programa vai promover Vacinação Itinerante na CEM Álvaro Ribeiro das Neves (Nova Canaã); Projeto “Construindo Valores na E.M Prisco de Almeida; Projeto Desenvolvendo Habilidades na Escola Walter Siqueira; e projeto Tudo bem se Emocionar na Escola Francisco de Assis.



Na quinta-feira (11), o PSE Vai realizar a Vacinação Itinerante na Creche Vera Prettyman, em Santa Cruz; e serviços de fonoaudiologia na Baixada Campista; além do projeto sobre emoções na Escola Ferroviário Jacy Barbeto. E em parceria com a Defesa Civil vai desenvolver o Projeto ”Capacitação em Escape Escolar – Corpo Docente”, na E.M Prisco de Almeida.





Fechando a semana, sexta-feira (12), os alunos da E.M Mario Barroso vão receber o Projeto “Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente”; enquanto a E.M Wilmar Cava Barros vai receber vários projetos, entre eles, “Tudo bem se emocionar” e “Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente”.



Para João Paulo, as ações representam uma ferramenta essencial para a promoção de saúde e prevenção de doenças. “Esses trabalhos assumem um papel fundamental na nossa sociedade levando informação e conhecimento aos alunos, profissionais e responsáveis sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde, principalmente de maneira preventiva. Ao focarmos em informação e prevenção é possível evitar doenças, usufruindo de uma vida com mais saúde e qualidade, sendo objetivo do PSE a contribuição para a formação integral dos estudantes com essas ações”, disse João.


66 visualizações

Comments


bottom of page