PSE libera mais 50 vagas para Workshop de Saúde Mental


Estão abertas as inscrições para as novas vagas no Workshop de saúde mental dos profissionais de educação “Promovendo Saúde Integral", que vai ser realizado nos dias 18 e 25 de outubro e 1º de novembro. A capacitação é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), das 18h às 20h, pelo Google Meet. Foram ofertadas mais 50 vagas destinadas às redes públicas Municipal, Estadual, Federal e particular. As inscrições podem ser realizadas através deste LINK.

O Coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, conta que essa capacitação se diferencia dos primeiros que já foram realizados, pois promove saúde integral, envolvendo também a parte de nutrição. “É necessário implementar ações, como o workshop, que cuidem da saúde mental dos Profissionais da Educação, que por sua vez, envolvam os debates da melhoria de qualidade de vida, relações interpessoais, bem-estar psicossocial do educador, propostas de prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho. O bem-estar e saúde mental do profissional da educação são fundamentais para também refletir e apoiar na aprendizagem do aluno,” ressalta o coordenador.

Mãe solo de duas crianças, uma de 8 e outra de 3, a professora da E.M. Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei, Valéria Teles, diz que a oportunidade de participar do workshop, ouvir e compartilhar histórias, receber as orientações profissionais tem sido muito importante para ela. “Venho de um momento muito difícil, no qual passei 3 anos desempregada e sozinha com meus filhos, ainda tendo o isolamento no período crítico da pandemia. E saber que não estou só, que em meu trabalho está havendo essa preocupação de cuidar da saúde mental dos professores, algo que nunca vi em nenhum lugar em que trabalhei, é incrível. Nós precisamos, pois além da carga pessoal, acabamos absorvendo muitas histórias dos nossos alunos, além da rotina escolar. Sou muito grata pela oportunidade de ser orientada e cuidada”, agradece Valéria.

Educadora Emocional do Workshop, Pamella Nogueira, diz que assim como a saúde física, a saúde mental é parte essencial para a integridade do ser humano. Ela cita ainda que no período de pandemia e pós pandemia foi possível perceber que grande parte dos profissionais sofre de ansiedade, depressão ou outros problemas psicológicos que comprometem a sua qualidade de vida, das suas atividades e o relacionamento entre as equipes de trabalho. “Por isso, pensamos no workshop para os profissionais da educação que já está no seu segundo módulo, a fim de criar um espaço de reflexão e discussão sobre a importância de aceitar, saber lidar e administrar as situações, emoções e adversidades que a vida apresenta sem comprometer a si mesmo e aos outros e agirmos em prol da saúde mental no ambiente escolar como um todo”, explica.

Também integrante da equipe, a nutricionista, Viviane Barreto, conta que os feedbacks, a interação e a reação dos participantes do Workshop de Saúde Mental reafirmam a importância e relevância desse tipo de encontro.

“São momentos em que percebemos o quanto os participantes se sentem acolhidos e privilegiados em receber informações de qualidade, com respaldo científico de forma clara e com linguagem acessível. Essas informações os fazem refletir na própria vivência e como eles podem superar suas dificuldades emocionais, de relacionamento e até questões alimentares com estratégias práticas, simples e eficazes. Me sinto honrada ao fazer parte da equipe e por poder ajudar pessoas com tanta dificuldade na sua forma de se relacionar com a comida”, diz Viviane.

Já a psicóloga Gisele Pessin, destaca que o workshop proporciona aos participantes reflexões sobre saúde e qualidade de vida. “Considerando os inúmeros desafios enfrentados pelos profissionais da educação nesse contexto pós-pandêmico, pretendemos oferecer apoio, acolhimento e o fortalecimento de suas potencialidades. Sabemos que a saúde deve ser pensada numa perspectiva ampliada, portanto, saúde não é simplesmente a ausência de doenças. A promoção de saúde requer ações articuladas, considerando que a saúde da população integra aspectos biológicos, psicológicos, socioculturais e econômicos. Especialmente neste mês de setembro, nossas ações de valorização da vida representam ações de prevenção aos agravos da saúde dos profissionais, por meio de vivências e do compartilhamento de conhecimentos sobre saúde e bem-estar” acredita Gisele.

Responsáveis pelo Workshop: Silvia Nascimento - Psicóloga do PSE Gisele Pessin - Psicóloga do PSE Pamella Nogueira- Educadora Emocional do PSE. Viviane Barreto - Educadora Nutricional do PSE

10 visualizações