PSE realiza Live em homenagem ao Dia do Nutricionista

A Live teve como convidada a educadora nutricional do PSE, Viviane Barreto, nutricionista com especialização em Nutrição Clínica com ênfase em obesidade e emagrecimento

Foto: Divulgação


O Programa Saúde na Escola de Campos (PSE), parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (31) mais uma Live “PSE Com Você”. O evento transmitido ao vivo pelo Instagram PSE Campos, teve como tema: “A importância do nutricionista no Programa Saúde na Escola (PSE)” em homenagem ao Dia do Nutricionista, comemorado neste 31 de agosto. A Live teve como convidada a educadora nutricional do PSE, Viviane Barreto, nutricionista com especialização em Nutrição Clínica com ênfase em obesidade e emagrecimento, pós-graduada em nutrição clínica, metabolismo, prática e terapia nutricional e pós graduanda em nutrição clínica ortomolecular, nutrição funcional e fisioterapia.


- Desenvolvemos com os alunos do G2 até o 9º ano o projeto Crescer Saudável, de educação nutricional e prevenção da obesidade infantil. Abordamos sobre a importância de uma alimentação saudável, adequada de acordo com a realidade daquela população, como quantidade de açúcar, gordura, sal. Nos últimos 30 a 40 anos a alimentação passou de uma alimentação natural saudável para uma alimentação mais industrializada, os alimentos naturais deram lugar aos processados. As doenças vêm junto. Muitas crianças estão com diabetes. Nosso trabalho é orientar para voltarmos a comer comida de verdade, frutas, legumes verduras, mais fibras, consumir mais água, enfim - disse a nutricionista.


Viviane comentou também sobre a alteração de rotina durante a pandemia. “O comportamento alimentar piorou. Estamos com uma orientação nutricional online gratuita e individual para a população em geral. É uma orientação com um profissional, aberta à comunidade. Seguimos o Manual do Ministério da Saúde, que é um guia que não é conhecido pela população. Estamos com inscrições abertas pelo Direct do Instagram PSE Campos. Temos outras atividades para pessoas que estão com dificuldade na alimentação. A Pandemia tem mostrado o quanto é importante o cuidado com a saúde, com o corpo, por conta das comorbidades. É isto que a nutrição propõe”, informou a nutricionista.

Viviane também abordou sobre a questão das fake news durante a Pandemia, que confrontam o conhecimento científico. “Tem muita desinformação, de pouco conhecimento científico. Temos de reter o que é verdadeiro, o que é correto. Temos de ouvir a Ciência. Nunca se deu tanta atenção para a Ciência. Os cientistas, os médicos lutaram e ainda estão lutando para restituir a saúde da população. Temos de buscar informações científicas em artigos e pesquisas da academia”, considerou a nutricionista.


A Live foi mediada pela psicopedagoga da Seduct, a psicóloga e terapeuta existencial, Silvia Nascimento Ribeiro, que citou a atuação do PSE nas escolas. “O PSE desenvolve ações nas unidades escolares. Este espaço na escola é de suma importância. Muitos alunos estão mudando o estilo de vida alimentar dos pais por conta de uma informação que obtiveram do PSE. É preciso buscar esta transformação. Se você é uma destas pessoas que precisam desta orientação, desta ajuda, deste esclarecimentos e está querendo buscar saúde e informação de qualidade, procure os canais corretos. Muitas informações equivocadas estão agravando a problemática. É preciso buscar informação com qualidade, informações preciosas e nós do PSE contribuímos neste sentido”, disse Silvia.


Reportagem: Wesley Machado

1 visualização