top of page

PSE: mais de 30 mil atendimentos no ano passado

 

Em 2024, o Programa Saúde na Escola (PSE) atendeu 31.552 pessoas da rede municipal de ensino, incluindo alunos, profissionais e comunidade escolar, através de projetos como Saúde Mental, Vacinação Itinerante, Testagem para Covid, entre outros. Ao todo, são 22 projetos levados para as unidades escolares tanto do Centro da cidade quanto das localidades mais afastadas.


O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007, no qual as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.


De acordo com o coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, o programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

 


“O Programa Saúde na Escola (PSE) desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças entre os estudantes, especialmente no contexto escolar. O programa busca integrar as ações de saúde com a educação, proporcionando um ambiente favorável à aprendizagem e ao desenvolvimento saudável dos jovens. Ele atua na prevenção de doenças, na educação e na conscientização dos estudantes sobre práticas saudáveis, como a higiene pessoal, alimentação balanceada e outras temáticas. Essas ações ajudam a reduzir a incidência de doenças transmissíveis e não transmissíveis, além de promover o bem-estar geral das crianças e dos adolescentes”, explicou João.

 

Além disso, o programa juntamente com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde também é responsável pelo Projeto Vacinação Itinerante nas Escolas e Creches, que têm grande impacto na prevenção de doenças graves. O coordenador ressaltou que as vacinas oferecidas são uma forma importante de proteger os alunos de doenças como sarampo, meningite, hepatite e outras doenças evitáveis por vacina. O projeto também é uma forma de garantir que os estudantes se mantenham atualizados em relação ao calendário de vacinação.

 


“Um dos principais objetivos do PSE é trabalhar a conscientização dos adolescentes sobre questões de saúde que são relevantes para essa faixa etária, como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, uso seguro de medicamentos e saúde mental. Através de palestras, rodas de conversas, dinâmicas e materiais educativos, os estudantes recebem informações essenciais para tomar decisões mais informadas sobre sua saúde e bem-estar. Portanto, o PSE é um programa essencial, pois oferece um espaço para a integração da saúde com a educação, formando cidadãos mais conscientes e preparados para cuidar de sua saúde, além de contribuir diretamente para a redução de doenças e promoção de hábitos saudáveis", finalizou o coordenador.



Por: Mariane Pessanha

Fotos: Arquivo PSE

 

 

Commenti


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page