Aberto edital do Processo Seletivo para contratação temporária de professores




Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), a Prefeitura de Campos vai promover novo processo seletivo para contratação temporária de cerca de 150 professores substitutos I (20h) e II (25h) no dia 04 de dezembro deste ano. Na noite desta sexta-feira (18), a Prefeitura publicou no diário oficial do município, o edital para o certame. Acesse aqui. Os candidatos deverão efetuar a inscrição até terça-feira, 22 de novembro de 2022 no site da Prefeitura ou no Portal PAE. Não haverá cobrança de taxa para inscrição e participação de candidatos.


O salário para professor I – 20h é de R$ 2.138,25. Serão ofertadas 87 vagas, incluindo as reservadas para pessoas com deficiência: 11 de professor de arte, 11 de ciências da natureza, 11 geografia, 11 história, 11 língua inglesa, 12 matemática, 12 português e 8 ensino religioso. Já o salário de professor 2 - 25h é de R$ 2.403,52, e serão 63 vagas voltadas à Educação Infantil e Anos / Fases Iniciais.

Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, a prova será aplicada no dia 04 de dezembro de 2022, das 9h às 12h a todos os candidatos, excepcionalmente admitindo-se o horário de 13h às 16h no caso de haver número superior a quatro mil (4.000) inscritos. A divulgação do local e horário da prova serão disponibilizados nos mesmos endereços eletrônicos.


A publicação preliminar dos candidatos inscritos com os respectivos locais de prova será em 29 de novembro e a publicação do gabarito em 07 de dezembro. Os recursos quanto ao gabarito deverão ser apresentados entre 07/12/2022 e 09/12/2022. A divulgação do resultado final com a respectiva classificação dos candidatos por Região Educacional se dará em 31/01/2023.


“O objetivo é atender as creches e escolas da rede municipal de ensino, espalhadas pelas nove regiões educacionais descritas no edital, visando suprir as lacunas ocasionadas pelos afastamentos temporários de professores de cargos efetivos decorrentes de licenças, readaptações e demais afastamentos de natureza transitória previstos em lei. O certame será válido por um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses”, informou o secretário.


Em dezembro do ano passado, a Seduct promoveu outro processo seletivo para contratação de professores. Centenas deles foram chamados este ano e estão atuando nas unidades, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, no reforço escolar e na recuperação da aprendizagem.

Este ano, o prefeito Wladimir Garotinho sancionou, ainda, a lei nº 9.145 que trata da Política Municipal de Atendimento à Educação Especial Inclusiva, de 05 de maio de 2022, com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal.

“A partir daí, a Seduct realizou processo seletivo para contratação temporária de mediadores e cuidadores para dar suporte aos alunos com necessidades educacionais especiais. Centenas desses profissionais também estão atuando nas nossas escolas da rede municipal de ensino. Antes tínhamos apenas 40 acompanhantes – que são servidores efetivos - para atender a toda essa demanda da Educação Especial Inclusiva”, disse Marcelo.



2.874 visualizações