top of page

Recuperação da aprendizagem é tema de reunião do Conselho Municipal de Educação




O secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, participou de mais uma reunião do Conselho Municipal de Educação (CME), realizada nesta quarta-feira (26), na sede do órgão, onde dialogou sobre o processo de recuperação da aprendizagem implantada na rede municipal de ensino. O encontro contou com participação do vereador Álvaro Oliveira, que também é membro do conselho.

"Já implantamos diversas ações visando à recuperação da aprendizagem. Em breve, vamos concluir o processo licitatório para a distribuição dos computadores e chromebooks. Mas, para isso, vamos garantir apoio de profissionais da área tecnológica aos educadores. Não podemos apenar conceder o computador, temos que ensinar a usar as novas tecnologias. Vamos oferecer ainda mais capacitação, criar manuais e tutoriais através de vídeos via Programa Estação Educação, visando acelerar esse processo", afirmou Marcelo.

Ele destacou que o novo projeto pedagógico implantado por meio do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) está ajudando a potencializar as aprendizagens e, por consequência, diminuindo o desinteresse dos alunos pelas aulas, bem como o Projeto de Reforço Escolar para Alfabetização e Letramento; Projeto Estação Educação com produção de videoaulas, mais de um milhão em investimento em programas voltados à Ciência e Tecnologia, com oferta de bolsas de estudo, entre outras medidas.

Além disso, a Secretaria está reformando e fazendo manutenções nas escolas e creches, melhorando a estrutura física; implantou o Projeto Labmais com oferta de centenas de laboratórios Brincar e Aprender, de Robótica, de Ciências e de Matemática; fez a adesão ao Programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação (MEC), e está renovando o mobiliário escolar, como cadeiras, mesas, berços etc.

O retorno da merenda de qualidade, a implantação do Programa de Educação Especial Inclusiva com mediadores e cuidadores, a eliminação da carência de professores em diversas escolas entre outras ações, também estão atraindo a confiança dos pais e o interesse pelas aulas.


Marcelo falou ainda sobre o projeto de acompanhamento pedagógico familiar, que será implantado nas próximas semanas, com visitas domiciliares aos alunos com maior dificuldade de aprendizagem, e apoio de equipe multidisciplinar.


"Vamos garantir não apenas o acompanhamento pedagógico mas também apoio socioemocional para avaliar e identificar quais outros problemas o aluno apresenta que estão comprometendo a frequência e aprendizagem. Isso é prioridade e vamos promover uma ação mais pró-ativa, ou seja, escola e família juntas por uma cultura de paz. É um atendimento mais humanizado com escuta especializada e, quando necessário, faremos o encaminhamento para a rede de saúde, com quem temos uma excelente parceria", explicou o secretário.


Ele disse, ainda, que a gestão atual assumiu o compromisso de utilizar 100% da verba do Fundeb na área da Educação. "A obrigação por lei é de 70% e isso já estamos cumprindo, mas nós vamos além da meta constitucional. A maioria dos municípios não fazem isso ainda, mas nós estamos caminhando para fazer", assegurou. "Além disso, vamos apresentar a proposta de gratificação dos gestores nos próximos dias, em reunião com a participação do prefeito. A análise foi feita a partir do levantamento realizado de forma on-line no mês passado, garantindo, com isso, mais dignidade aos nossos diretores e vice-diretores", finalizou.


11 visualizações

Komentarze


bottom of page