top of page

Representantes do GAFCE-RJ palestram aos gestores escolares municipais






A coordenadora de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de São João de Meriti e vice-coordenadora do Grupo Articulador dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro (GAFCE RJ), Keila Carvalho, foi uma das palestrantes do Curso de Atualização em Gestão Escolar desta quarta-feira (15). Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), a capacitação aconteceu no Teatro Trianon, e também recebeu o articulador do GAFCE, consultor e mentor na Kigrupo Organização, Ivan Emídio.


Keila é pedagoga, especialista em Conselhos Escolares pela Universidade Federal do Ceará e tutora do Programa Formação pela Escola/FNDE, e ministrou palestra sobre "Gestão Escolar como espaço para a construção de uma Gestão Democrática”. Ela explicou que os conselhos são constituídos por representantes (titulares e suplentes) das comunidades escolar e local: estudantes, professores, funcionários, pais e responsáveis, diretores e sociedade civil organizada.




“É a instância de discussão, acompanhamento e deliberação, na qual se busca praticar a gestão democrática e incentivar a participação, com foco no sucesso escolar do estudante e na formação cidadã. Visa defender os interesses coletivos, considerando a legislação educacional e garantindo a participação de todos em prol da aprendizagem dos estudantes em uma escola que considere a equidade e os parâmetros de qualidade”, explicou.


Segundo ela, os conselhos devem deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola; participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.




Já Ivan ministrou sobre o tema “Recursos do PDDE como ferramenta da Gestão Democrática”. Ele é pedagogo, pós-graduado em tutoria em educação à distância e articulador de conselhos escolares. Atuou como membro do Plano Municipal de Educação, supervisor institucional do Busca Ativa Escolar e coordenador do Comitê Gestor do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).


“Parabéns para a Educação de Campos, para o governo municipal, para essa gestão. Vocês estão fazendo um trabalho sensacional e estão bastante organizados”, disse Ivan.


Conselhos


A cidade de Campos dos Goytacazes vai sediar o Fórum Regional dos Conselhos Escolares em maio deste ano. O evento será organizado pela Seduct e vai marcar a implantação dos Conselhos Escolares na rede municipal de ensino. Os representantes do Gafce auxiliarão na implantação do serviço.




25 visualizações
bottom of page