top of page

Resultado final do Processo de Eleição de Gestores segunda-feira



A publicação do resultado final do Processo de Eleição de Gestores Municipais será feita nesta segunda-feira, 19 de dezembro, no Diário Oficial do município e no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). A votação para definir diretores e vice-diretores para o biênio fevereiro/2023 a fevereiro/2025 na rede municipal de ensino foi concluída na semana retrasada. No entanto, o resultado da apuração da votação da comunidade interna (profissionais), que foi feita de forma on-line, já está publicado no PAE e pode ser acessado aqui.

A comunidade escolar externa votou de forma presencial, nas próprias unidades escolares, com urnas físicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ). O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e a subsecretária da pasta, Rita Abreu, acompanharam de perto as ações. “O período de transição dos gestores vai de 02 de janeiro a 31 de janeiro de 2023 e a posse dos diretores e vice-diretores eleitos acontecerá em 01 de fevereiro de 2023”, informou o secretário.

A Comissão Eleitoral Geral, em análise dos casos omissos, conforme exposto no Edital 08/2022 publicado no Diário Oficial do município, abriu a possibilidade de votação em cédula para a comunidade interna, em urna física disponibilizada na Sede da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) no segundo dia de votação. Neste caso, foram contabilizados 51 votos de 31 unidades, entre creches e escolas, na urna da Seduct, que serão enviados pela Comissão Geral às respectivas Comissões Internas das unidades escolares envolvidas nesses casos, de modo a proceder a contagem final dos votos, após a apuração das demais urnas físicas.

No dia 4 de dezembro, aconteceu a aplicação do exame de qualificação e de certificação em gestão escolar dos candidatos ao processo de eleição de diretores e vice-diretores escolares, na Universidade Cândido Mendes, de acordo com a coordenadora da Comissão Eleitoral Geral, Juliana Queiroga. O gabarito foi liberado pela Ucam no dia 7 deste mês Acesse aqui.

“É importante que os candidatos acompanhem, diariamente, o Diário Oficial do município e o Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente, onde estão sendo divulgados os comunicados deste processo, para que ninguém perca nenhum aviso importante”, destacou Juliana.

O secretário afirmou, ainda, que a organização e as normas deste edital evidenciam como a Secretaria de Educação está pensando e trabalhando, não mais de forma amadora como acontecia antes de 2021. Órgãos como o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE) participaram de todas as etapas deste processo, desde a formulação do edital, pois têm uma cadeira na Comissão Geral Eleitoral. Além disso, todas as etapas foram amplamente divulgadas e publicadas no Diário Oficial do Município.

“Os critérios de Campos seguem os parâmetros da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) seguindo, portanto, o padrão nacional e garantindo um processo técnico, transparente e democrático. No entanto, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia foi além, incluindo nas exigências, ainda, três anos de experiência no Magistério, além dos demais critérios de formação. As exigências quanto à formação dos gestores, por exemplo, para concorrerem ao cargo, visam proporcionar um crescimento qualitativo na educação municipal”, detalhou Marcelo.


524 visualizações

Comments


bottom of page