top of page

Reunião do Programa Nacional do Livro Didático/MEC nesta quinta-feira




O Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai realizar uma reunião on-line do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC) nesta quinta-feira (22), das 10h às 11h com gestores e pedagogos da rede municipal de ensino. Eles vão falar sobre as obras didáticas de práticas e acompanhamento da aprendizagem para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. A link para acessar a sala de reunião será enviado pelo whatsapp dos participantes.


O PNLD tem como objetivo fornecer livros para os estudantes da Educação Básica de todo território brasileiro. A coordenadora Municipal do PNLD/MEC, Ana Raquel Pourbaix, explica que o município escolheu, pela primeira vez, os livros da Educação Infantil em 2021.


No ano passado, foram escolhidos os livros didáticos que os professores e estudantes irão utilizar até o ano de 2026, nas diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Geografia, História e Ciências Naturais.


Ana disse, ainda, que há livro para o projeto Integrador, que aborda temas universais, tais como Sustentabilidade, Africanidades, Saúde, Educação Física e livro digital para apoio do professor.


“O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/MEC) tem como princípio básico a democracia e a transferência. Assim sendo, analisamos cada obra ofertada pelo Governo Federal à luz dos princípios documentais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da nossa Diretriz Curricular Municipal”, ressalta Raquel.


Ana pontuou que uma equipe técnica, formada por especialistas das diferentes áreas do conhecimento da Seduct, estuda o conteúdo das obras e apresenta o parecer técnico para os gestores, pedagogos e professores nas reuniões do PNLD, de forma democrática.


“O momento de discussão técnica a respeito das obras é indispensável porque alinha e define a rota didática adotada pela rede municipal para quatros anos. Estamos projetando o futuro no presente e isso exige de cada um de nós muita responsabilidade e olhar crítico. Com todo avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), o livro didático, ainda exerce um papel importante para alunos e professores nas salas de aula da Educação Pública Básica “, finalizou Ana Raquel.

12 visualizações

Comments


bottom of page