top of page

Robótica Educacional no Hora da Educação desta semana



A professora do Laboratório de tecnologias digitais, Natália Sobrinho, da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, situada na Tapera, é a entrevistada desta semana do Hora da Educação, apresentado pelo secretário de Educação Ciência e Tecnologia Marcelo Feres. O tema dessa quarta-feira foi Robótica Educacional. O programa é transmitido pelo canal do Pae no Youtube e fica disponível nesse link.


No início do ano passado, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) implantou o Projeto LaBMais nas unidades escolares da rede municipal de ensino. Para isso, á adquiriu 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências que foram destinados a 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Além desses, outros 166 Kits de robótica foram enviados para 46 unidades que ofertam educação infantil, 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais.


“Quando a gente soube que ia receber esse material foi um momento que tivemos muitas expectativas de como seria esse trabalho porque era algo novo. E tudo que é novo gera medo e ansiedade. Eu comecei a preparar as crianças, conversei sobre a novidade que íamos receber e os olhinhos brilharam. Montamos nosso laboratório e começamos a trabalhar. Eu tenho uma experiência muito interessante com uma turma do 5º ano que era muito complicada em relação a comportamento. Eu fiz uma aula de apresentação para eles e logo no início tiveram o maior desempenho e se destacaram. Para mim, essa aula foi um divisor de aulas porque entender o trabalho da Robótica vai muito além de ser bom ou não em alguma disciplina. Eu me surpreendi e me surpreendo todos os dias com a Robótica”, relata Natália.


Natália disse ainda que há na escola Manoel Ribeiro do Nascimento um Clube de Robótica no qual os professores estão trabalhando com o 5º ano e os alunos trazem ideias e situações do dia-a-dia para as aulas. “Acredito que é um marco porque estamos trazendo um pouco dos institutos federais para nossa Rede e fazendo os alunos sonharem e pensarem mais no futuro”, diz a professora.


Marcelo Feres ressaltou que a Robótica educacional é um espaço de descobertas e experimentações e através dos kits de Robótica eles podem criar objetos, descobrir habilidades e trabalhar em grupo.


“Esse trabalho com a Robótica é muito importante porque fazem os alunos pensarem, refletirem, tomarem decisões. Eles estão sendo preparados para uma realidade que vão encontrar daqui a 10, 15 anos. Hoje, nossos alunos têm muita dificuldade no que se refere à motivação e a Robótica também tem cumprido esse papel de motivar esses jovens. Nós temos hoje cerca de 40 professores de tecnologias digitais na nossa Rede e isso é motivo de muito orgulho”, acrescenta o secretário.

 

Comments


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page