top of page

Ronda Escolar debate convivência sem violência e bullying na escola



O Grupamento de Ronda Escolar (GRE), da Guarda Civil Municipal, tem levado temas relevantes para crianças e adolescentes de escolas públicas de Campos, que, por meio de palestras, visam promover, principalmente, o convívio saudável e um ambiente escolar sem violência. Entre os temas deste mês, estão "Convivência sem Violência" e o "Bullying não é Brincadeira", marcando também o Dia Nacional do Combate ao Bullying, comemoradora no último domingo, 7 de Abril. Nesta segunda-feira (8), o projeto foi levado ao alunos da Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha, e, nesta terça (9), foi a vez de uma escola estadual de Ururaí.


Na última sexta-feira (5), a equipe esteve no Colégio Estadual José Francisco de Salles, no IPS, com a palestra “Bullying não é Brincadeira” para alunos do 6° e 9° ano e, na terça-feira (2), no Colégio Estadual Paulo Roberto Duarte de Mendonça, no distrito Ibitióca, abordando o tema “Convivência sem Violência" para alunos do 6°, 8° 9° aos do Fundamental 2 e 1° ano do Ensino Médio.


A palestrante do Grupamento Ronda Escolar, Flávia Chagas, explica que, durante a apresentação, as agentes executam uma dinâmica com os alunos denominada "Formiga". “A atividade tem como objetivo quebrar o gelo da palestra, vivenciar e estimular a empatia entre todos”, informa.


Ela destaca que "Convivência sem Violência" e "Bullying não é Brincadeira" são os temas mais solicitados. “Lembramos que dia 7 de abril (Dia Nacional do Combate ao Bullying) deste, completaram-se 13 anos do episódio fatídico em Realengo (RJ), que vitimou 12 adolescentes entre 13 e 15 anos, além do agressor. Dentro do tema Convivência sem Violência, abordamos outros assuntos pertinentes ao convívio saudável como combate à violência física, psicológica e patrimonial bem, como os procedimentos tomados em caso de prática de ato infracional, além do enfrentamento às drogas e suas consequências”, conclui Flávia Chagas.


Por: Liliane Barreto - Foto: Girlane Santos

28 visualizações

Comments


bottom of page