Saúde e Educação iniciam testagem itinerante para Covid-19 hoje




A testagem itinerante dos alunos e profissionais da rede municipal de ensino para a Covid-19 teve início nesta quarta-feira (16), na Escola Municipal Amaro Prata Tavares. A ação acontece nos turnos da manhã e da tarde. Na quinta-feira (17), a testagem atenderá estudantes e funcionários da Escola Municipal 29 de Maio. Nas próximas semanas, também terá início a vacinação de crianças contra a Covid nas unidades escolares municipais, mediante cronograma que será publicado no site da Prefeitura de Campos a partir de terça-feira (22).


O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, abriu as atividades, ao lado do infectologista e diretor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Carneiro; coordenadora do Programa Saúde na Escola, Catia Mello; técnicos do PSE; e diretora da unidade escolar, Cristiane Monteiro. Até às 10h de hoje (quarta-feira), 37 pessoas haviam sido testadas, todas com resultados negativos.


“Esta é mais uma parceria da Seduct com a Secretaria de Saúde, que acontece por meio do PSE, visando identificar possíveis casos de covid no ambiente escolar e promover uma busca ativa de estudantes ainda não imunizados. O objetivo é aumentar a proteção dos profissionais e estudantes e evitar a propagação do coronavírus. As duas ações acontecem mediante autorização dos responsáveis pelos estudantes, que devem assinar um termo de consentimento enviado pela Seduct às escolas”, explicou Marcelo.


Ele acrescentou que, com o avanço do ensino presencial, é importante redobrar os cuidados e a vigilância. “Desde o ano passado, diversas outras ações foram implantadas e estão ajudando a reduzir os casos, como a implantação do polo itinerante de vacinação na Seduct e polo de testagem também na sede da Secretaria; além de dezenas de palestras”, informou o secretário.



Rodrigo destacou que a cobertura vacinal de crianças com idades entre 5 e 11 anos gira em torno de 50%, mas a expectativa é chegar a 80%. “Tanto a testagem quanto a vacinação são ações estratégicas para dar mais segurança à comunidade escolar no retorno do ensino presencial. A vacinação de crianças foi ainda mais atacada com fake news e essas notícias falsas ainda estão na cabeça dos pais. Pedimos que eles acreditem na saúde e na ciência e vacinem seus filhos. Assim estarão protegendo toda a família”, comentou.


De acordo com Catia Mello, 20 unidades serão contempladas neste mês, mas os serviços serão ampliados para outras escolas. “Faremos em torno de 100 testagens por unidade escolar. Quanto à imunização, será feita uma busca ativa e verificação na rede municipal dos alunos de 5 a 17 anos que ainda não se imunizaram, e iremos promover a vacinação para ampliar a adesão, mediante autorização prévia dos pais ou responsáveis”, explicou.


Cristiane destacou a importância da parceria. “É muito bom que essa ação aconteça logo no retorno às aulas presenciais, pois nos ajuda a ter uma visão de como está a situação da covid em nosso município e, em contrapartida, também o efeito da vacina em nossos alunos. Esperamos que todos os pais autorizem”.


9 visualizações