
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, participou, nesta segunda-feira (3), da apresentação dos projetos Vias Verdes e Parque Ecológico da Cidade, que marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente. O evento aconteceu no Centro de Educação Ambiental (Cea) Prata Tavares, em Guarus, com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira-dama Tassiana Oliveira. O Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) fez a abertura da cerimônia.

A secretária ressaltou a importância da parceria da Educação com o Meio Ambiente e falou sobre os projetos realizados pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). "Não é só o meio ambiente, somos nós no ambiente. Temos um vasto material educacional com palestras, visitas a escolas, com o próprio projeto Reciclar na Rede. Temos containers que ficam localizados nas escolas, para reciclar e separar os resíduos, para que eles possam ser recolhidos de maneira adequada. Nós temos ainda um projeto voltado para o cultivo de hortas em algumas escolas, e principalmente esse conceito de que o meio ambiente faz parte do currículo escolar, é transversal e permeia todos os anos escolares, da creche até o final do 9º ano. E nós temos atividades e eventos de educação ambiental ao longo de todo o ano escolar", disse Tânia.
Já a coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental, Isis Vivório, explicou que o Reciclar na Rede é desenvolvido em parceria com o Centro de Educação Ambiental, por meio do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea). O objetivo é promover a educação ambiental através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; promover a inclusão social através da reciclagem; e maior conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e a destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas.
“O Centro de Educação Ambiental é um ambiente que a gente traz muito os nossos alunos. Eles participam de todas atividades que o centro proporciona. A gente trabalha muito o conceito de sustentabilidade nas escolas, reciclagem, ambiente natural, a necessidade de compostagens, hortas, ou seja, projetos para que a coordenação, a educação ambiental, aconteça de verdade no nosso município. Ao todo, temos nove escolas envolvidas, sendo mais ou menos 40 alunos por escola”, explicou Isis.

O subsecretário de Meio Ambiente, René Justen, destacou que o Cea foi criado em 2005 e que sempre tem alunos da Rede Pública visitando o espaço. Ano passado, segundo ele, 900 estudantes passaram pelo local.
“A gente faz vários eventos aqui de consciência ambiental, como coleta seletiva, de óleo, distribuição de livros, entre outros. Temos 32 espécies arbóreas identificadas e um ambiente muito propício para as crianças. A parceria com a Educação é muito importante para que essa disseminação ambiental seja feita de forma mais ampla”, finalizou René.
Por Mariane Pessanha - Fotos: Mauro Antônio
Yorumlar