Gestores das escolas municipais estão se reunindo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, na sede da Seduct, diariamente, por grupos, com o objetivo de ouvir demandas, sugestões, trocar informações e ainda fortalecer os direitos e deveres dos profissionais da Educação. Os encontros têm sido realizados por regiões educacionais para tornar a escuta e o diálogo mais eficazes entre os participantes.
Os encontros começaram com os gestores das escolas e, logo em seguida, serão realizados com os responsáveis pelas creches. Para a secretária, essa é uma oportunidade de ter uma relação mais próxima com os gestores, ouvindo suas dificuldades e lembrando-os de suas responsabilidades.
“Essa é uma conversa mais intimista na qual a gente divulga as ações da Secretaria e lembra ainda das responsabilidades que cabem ao gestor e aos professores, porque eles são cobrados pelas ações realizadas ou não pelos educadores nas escolas. Estamos conversando com todos para que saibam que assim como a gente cobra também os apoiamos em suas necessidades. A Secretaria representa um apoio que cada um deles têm para realizar um bom trabalho em prol de nossos alunos e de toda comunidade escolar”, pontuou Tânia.
Gestora da Escola Municipal João Goulart, em Venda Nova, Elídia da Silva Almeida, participou de uma das reuniões e disse ter sido bastante positiva.
“Foi um encontro muito interessante, uma troca de experiências muito boa. E como foi feito com um número menor de participantes, deu para absorver melhor as informações. Acho esse tipo de reunião muito boa porque dá para conversar mais de perto com a secretária, um diálogo mais aberto e participativo”, disse Elídia.
Assim como Elídia, a gestora da E.M Tarcílio Ribeiro Siqueira, situada em Beira do Taí, Raquel Martins, também aprovou a iniciativa. “Nessa reunião a gente pôde conversar sobre nossas dificuldades, ouvir as experiências das outras gestoras e a secretária ouviu nossas demandas e se mostrou solícita às nossas dificuldades. É bom saber que temos esse apoio da Seduct”, ressaltou Raquel.
Já a gestora da E.M Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, no Parque Tamandaré, Adriana Matos, classificou o encontro como muito esclarecedor e produtivo.
“Nós gestores temos um papel de liderança dentro das unidades escolares, a fim de motivar e dar todo o suporte ao nosso professor para que tenhamos resultados positivos e construtivos nas avaliações internas e externas. Gratidão à nossa Secretária Tânia por ser criteriosa na busca de uma Educação de qualidade”, concluiu Adriana.
Por Mariane Pessanha - Fotos - Mauro Antônio
Ótima iniciativa, agora resta saber se os diretores cumprem a carga horária para o qual foram eleitos. A gestora da unidade escolar na qual leciono tem o costume de trabalhar às sextas-feiras, na SEDUCT. Bom seria que cada vez que um gestor fosse a SEDUCT, colocasse no livro de ponto da escola, assim ficaria bem transparente a gestão escolar.