top of page

Secretário apresenta avanços da Educação em Audiência Pública na Câmara






O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, participou de Audiência Pública, nesta quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Campos, onde apresentou os investimentos, ações e projetos implantados na rede municipal de ensino desde 2021. Entre os assuntos abordados estão a Transparência na Execução Orçamentária do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb); Transparência na Execução Orçamentária da Seduct e principais aquisições da Secretaria visando melhorar a qualidade do ensino.



O secretário falou sobre o descongelamento do Plano de Cargos e Salários dos profissionais e abordou, ainda, sobre os gastos que giraram em torno de auxílio alimentação, material de higiene, uniforme, brinquedos para educação infantil, renovação do mobiliário, aquisição de merenda de qualidade, de material escolar, compra de laboratórios de robótica, ciências e matemática, laboratórios com recursos pedagógicos (Brincar e Aprender), entre outros investimentos.



Ele explicou que o índice relativo aos recursos aplicados com pessoal em Campos - receita do Fundeb destinada aos profissionais - supera a marca dos 70% exigidas por lei. “O município de Campos dos Goytacazes já cumpre com a meta legal, mas nós nos comprometemos e vamos além da meta constitucional: vamos destinar 100% a partir deste ano. A maioria dos municípios não fazem isso ainda, mas nós estamos caminhando para fazer", assegurou.



Marcelo também afirmou que a Prefeitura de Campos concederá uma bolsa educacional para os professores da rede pública que ainda não têm nível superior, para que façam uma graduação. Outras medidas foram implementadas visando à valorização profissional, como retorno do pagamento da regência, pagamento das férias atrasadas pela gestão anterior, retorno do pagamento do adicional de 3% referentes aos cursos de atualização e equiparação salarial dos professores ao piso nacional.



O secretário sugeriu que os educadores, principalmente os gestores, baixem o aplicativo "Clique Escolas", no qual há várias informações sobre escolas do Brasil, inclusive as do município de Campos.



"Esses recursos são todos públicos, ficam disponíveis e são publicados no Diário Oficial do município. Com a tecnologia que temos hoje, tudo isso está à mão de qualquer pessoa. Todo esse trabalho se reflete no presente. Somos hoje referência na qualidade da merenda escolar e já recebemos representantes de outros municípios que estiveram aqui para buscar informações acerca de nossa merenda. Esse encontro é muito importante porque não dá para Educação e Câmara trabalharem distantes. Nosso papel é esclarecer. E tudo isso só tem sentido se a gente preza por respeito. É um trabalho coletivo. Temos feito reuniões com o Sepe e Siprosep para que possamos ouvir as categorias e suas sugestões. Temos muitas melhorias a fazer e elas estão sendo implantadas”, afirmou.





Entre elas, ele informou que mais de 40 unidades estão em obras atualmente, ao mesmo tempo. Nas próximas semanas, mais uma unidade iniciará o processo de reforma. “Quero dizer que, a partir de maio, os alunos da E.M Alcindor Bessa que hoje ocupam salas da Estácio de Sá vão para um outro espaço e vamos iniciar obras na antiga sede", disse Marcelo.



O diretor da Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, em Tocos, Luiz Augusto Bernardo de Souza, falou sobre os trabalhos da atual gestão. “Atualmente, temos mediadores para a educação especial inclusiva, nossa quadra foi reformada, recebemos laboratórios de robótica e os funcionários de apoio se sentem muito mais valorizados, pois no passado ficaram até 3 meses sem salário. Ressalto, ainda, o diálogo permanente com o secretário, que sempre nos recebe e ouve nossas demandas. Tivemos muitos avanços na rede municipal", disse Luiz Augusto.



Diretora da Creche Escola João Siqueira dos Santos, na Tapera, Kelly Aparecida, parabenizou a presença do secretário na Câmara. "Quando um secretário esteve aqui na Câmara para falar sobre sua gestão? Quando os vereadores tiveram um secretário disponível para dar explicações acerca do seu trabalho? Queremos melhorias sim e isso está acontecendo. Nós lutamos pela Educação de forma forte e veementemente e tenho certeza que teremos muito mais avanços com o empenho do secretário", finalizou.




92 visualizações

Comments


bottom of page