top of page

Secretário apresenta retrospectiva do trabalho realizado nos últimos anos




O último programa “Hora da Educação” deste ano foi diferente nesta quarta-feira (7). O programa foi apresentado pela assessora técnica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Catia Mello, e o entrevistado foi o secretário da pasta, Marcelo Feres. Ele fez uma retrospectiva dos trabalhos realizados nos últimos três anos. Criado em julho de 2021, o programa tem ajudado a divulgar as principais ações e projetos desenvolvidos pelos próprios profissionais da rede municipal de ensino. 


Ao todo, foram mais de 60 exibições realizadas pelo canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) no Youtube.


No programa desta semana, o secretário falou sobre os avanços da Educação ao longo de sua gestão e os principais desafios como, por exemplo, a pandemia da Covid-19, que afastou os alunos das salas de aulas e impactou de forma negativa o ensino-aprendizagem das crianças. Ele ressaltou ainda que toda a gestão foi planejada e baseada em metas.


“Eu costumo dizer que a Educação começa e se desenvolve com pessoas. E, para isso, é necessário oferecer condições de trabalho e, naquela época, isso não era possível. As escolas estavam sucateadas, a secretaria se estruturando enquanto time e o que eu podia fazer naquele momento era estudar a Educação de Campos e a realidade dos outros municípios. Então, criamos uma política pública chamada Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), que representa um compromisso com a sociedade”, explicou.


O secretário também falou sobre o processo de mudança que está ocorrendo em toda Rede Municipal. Ele citou a criação do Comitê Permanente de Planejamento e Gestão (CPGG) que é um grupo formado por gestores de diferentes regiões do município, facilitando o diálogo e ainda resolvendo possíveis problemas de forma mais rápida e com a ajuda de todos.


“Nossos avanços não foram poucos. Claro, ainda temos muito por fazer, mas durante esse período conseguimos informatizar o processo de matrículas, tudo é feito agora de forma on-line, proporcionando mais conforto aos pais. Implantamos o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) que dá mais agilidade ao trabalho nas secretarias das unidades escolares, com tudo informatizado e estamos aumentando nossa Rede com a ampliação de 27 unidades através de estruturas modulares”, explicou.


O Programa “Tô Lig@do!” também foi citado durante a entrevista. Através dele, alunos receberam tablets, professores ganharam Chromebook e escolas receberam computadores. “Estamos passando por um processo de mudança digital muito grande e a presença da Internet em todos os espaços escolares é necessária para que se tenha a garantia do uso da tecnologia, fundamental nos dias de hoje. Quero citar ainda os laboratórios de Ciência, Robótica, Matemática e do Brincar&Aprender, fundamentais para o ensino-aprendizagem.  2024 é seguramente o ano da entrega de tudo que foi planejado para o PAE e que possamos aprimorar ainda mais nossos processos de trabalho. Ainda temos muito a avançar”, finalizou Feres.

 


58 visualizações

Comments


bottom of page