top of page

Secretário de Educação debate ações e projetos no Conselho Municipal de Educação




O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, participou de uma reunião no Conselho Municipal de Educação (CME) na manhã desta quarta-feira (26), na sede do órgão. Na pauta: leitura, aprovação e assinatura de atas de reuniões anteriores. Durante a reunião, o secretário enfatizou a importância do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); da prova Caed, que é uma avaliação interna aplicada por Campos, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF); e, ainda, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Feres ressaltou também os benefícios do Plano Municipal de Recomposição e Recuperação de Aprendizagens, cuja progressão continuada ajuda o aluno a desenvolver suas habilidades nas disciplinas que apresentam dificuldades, ao invés de simplesmente reprovar. " O aluno não aprende quando ele é reprovado e sim quando recebe ajuda e consegue aprender o conteúdo que tem dificuldade. Alunos com baixo desempenho precisam de um reforço para que possam se recuperar e esse é um dos nossos desafios na Educação. Nossos educadores estão sendo capacitados para que possam nos ajudar a atingir esse objetivo", disse o secretário.


Conselheira do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe), Odisséia Carvalho, opinou sobre a progressão continuada. "A progressão é uma correção de fluxo que já é feita no Estado e trabalha essas habilidades dos alunos. Macaé, por exemplo, tinha o horário da escola e mais 2 horas de reforço, que é um projeto dos Cieps. Tudo isso pode ser pensado e analisado para ajudar os alunos com baixo rendimento", destacou Odisseia.


Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), o Conselho exerce o papel de articulador e mediador das demandas educacionais junto aos gestores municipais, e ajuda a garantir o direito de todos à educação, no segmento da Educação Infantil da rede privada. A instituição desempenha funções normativa, consultiva, mobilizadora, deliberativa, propositiva, avaliativa, de assessoramento e fiscalização.


A finalidade básica é promover, no âmbito de sua competência, o desenvolvimento da Educação no Município e o fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino, atuando em estreita articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes.


74 visualizações

Kommentare


bottom of page