top of page

Secretário de Educação encerra gestão falando de conquistas e desafios



“Despedida de uma Gestão: Encerramento de um Ciclo”. Com esse tema, no último programa Hora da Educação deste ano com a participação do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, ele fez uma retrospectiva de sua pasta ao longo dos últimos três anos e falou sobre os avanços e desafios na Educação Municipal. O programa foi apresentado pela assessora técnica Catia Mello, que lembrou da primeira vez que o Hora da Educação foi ao ar, em julho de 2021, e destacou a criação do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).

 

O secretário salientou que o PAE nasceu através de um decreto em fevereiro de 2021. “O Programa de Aprendizagem Eficiente foi criado para Campos. A gente juntou as experiências, as leituras, e aquilo que a legislação brasileira apontava em termos de necessidade da educação em âmbito municipal. Nós procuramos tratar um plano de gestão para quatro anos, mesmo em meio à pandemia. Então, eu posso responder que não há um paralelo, não foi uma adaptação copia e cola, ao contrário. É fato que a minha experiência anterior me permitiu aprender sobre esse tipo de ação e como trabalhar o plano em termos de política pública e gestão educacional, porque a gente teve a oportunidade também de participar da construção de um programa nacional de educação muito relevante, que teve um impacto em mais de 4.500 municípios brasileiros, que foi o Pronatec, quando eu tive a oportunidade inclusive de ser secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.”, diz Marcelo.

 

Ao longo da live, Marcelo Feres também salientou os avanços e conquistas da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia nos últimos anos. Entre elas, a aprovação do piso salarial para os professores.

 

“Acabamos de aprovar agora no mês de março mudanças também na atualização do sistema de avaliação, criamos estratégias pedagógicas para a recuperação da aprendizagem e de frequência escolar. Podemos citar ainda a introdução de laboratórios educacionais nas escolas para usar tanto para educação infantil, quanto também laboratório de Ciência, Matemática e até mesmo Robótica nas nossas escolas municipais. Nosso programa Tô Lig@do, que envolve o acesso à tecnologia digital a professores e alunos, com Chromebooks para professores, tablets para os alunos, internet de banda larga nas escolas. Inegável também a dimensão da Educação Inclusiva, com mediadores e cuidadores e a criação da Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), tornando a própria Cidade da Criança um espaço de convivência inclusiva”, explicou o secretário.

 

Entre os desafios que a Educação de Campos ainda precisa enfrentar, o secretário falou sobre um Plano de Cargo, Carreira e Salário específicos para os profissionais da educação.


“Estamos em dia com o magistério, que são professores, pedagogos, mas temos muitas outras carreiras dentro da nossa educação, que necessitam dessa ajuda. Precisamos ainda criar um programa de climatização para as escolas municipais. Quando eu falo climatização, não estou falando de ar condicionado em todas as salas, mas é preciso que tenha um ambiente minimamente confortável, aceitável diante dessas ondas de calor que passamos até recentemente e que certamente o nosso município tem sentido bastante e isso tende a continuar acontecendo. E por isso essa agenda de climatização tem que estar associada a uma ação articulada na produção de energia solar, para que a gente possa estar trabalhando no modelo de sustentabilidade, ecológica e também financeira, para que as despesas de energia elétrica não venham a tornar proibitivo a utilização também dos aparelhos de ar condicionado na nossa rede municipal. Então é um desafio importante que precisamos avançar e há caminhos para isso", ressaltou.

 

As obras de reformas e construção de unidades escolares também foram lembradas durante o programa. Segundo o secretário, mais de mais de 50 unidades estão sendo reformadas e outras 27 estão sendo beneficiadas pelo programa de Construção Modular.

 

“Eu concluo o meu ciclo muito orgulhoso e também ciente que há muitos desafios ainda, mas com a certeza do dever cumprido e de saber que as coisas estão acontecendo. Pude contar até aqui com muitos profissionais valorosos da nossa Rede Municipal de Educação e da Seduct, a quem eu só tenho gratidão por terem aceitado trabalhar comigo”, finaliza Marcelo Feres.

 

O Hora da Educação pode ser assistido pelo canal do PAE no Youtube através desse link

 


57 visualizações

Comments


bottom of page