Secretário de Educação promove reunião com conselheiros tutelares




O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, promoveu reunião com representantes dos Conselhos Tutelares nesta terça-feira (11), na sede da Secretaria. O objetivo é discutir questões pertinentes ao avanço da educação do município e compartilhar o cronograma das manutenções que começaram a ser realizadas nas unidades escolares. O processo de manutenção foi dividido em regiões, formando cinco lotes correspondentes às áreas geográficas específicas do município.

"Há um esforço total por parte da Secretaria para fazer o melhor pelas nossos estudantes. Não há educação de qualidade se a família não participar das discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem. E esses conselheiros tutelares são a voz dos pais e responsáveis pelos nossos alunos. Eles estão na ponta do atendimento e conhecem de perto os problemas e as demandas da Educação. Por isso é extremamente importante avançarmos nesse diálogo", comentou o secretário.


Marcelo acrescentou que um grande investimento está sendo feito nas unidades. "Além das manutenções que já iniciamos, estamos adquirindo laboratórios de robótica, laboratórios de ciências, vamos implantar a Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), desenvolvendo inúmeras parcerias com as universidades, entre outras medidas. E os Conselhos podem e devem ser os fiscais desses serviços junto conosco", afirmou.

Um novo encontro com os conselheiros ficou agendado para a próxima sexta-feira (14). Na semana passada, Marcelo participou de reunião virtual com representantes do Ministério Público, que também contou com a presença dos conselheiros tutelares.


"Como apresentamos ao Ministério Público, diversas estratégias estão em curso visando dar condições de funcionamento às unidades escolares e criando alternativas para que os alunos não fiquem sem estudar, reforçando, assim, o compromisso de cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmando com o MP", assegurou Marcelo na ocasião.

Também participaram do encontro desta terça-feira a subsecretária de Gestão Orçamentária e Finanças, Carla Patrão; assessora jurídica da Seduct, Manuella Nunes; diretor do Departamento de Infraestrutura, Francisco Freitas; coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello; além da assessora da Infraestrutura, Lucimara Alves.

Outros assuntos foram abordados como kits de alimentação distribuídos no ano passado para estudantes da rede municipal de ensino; matrículas nas unidades; aquisição de material escolar; etc.


Ramires Menezes, do Conselho Tutelar V, apresentou demandas da região em que atua e falou sobre a atuação do órgão. "Nosso maior interesse é a criança e seu desenvolvimento. Nós queremos andar juntos com a Secretaria de Educação, queremos dar as mãos a vocês para o bem estar dessas crianças", disse.

81 visualizações