top of page

Secretário em Ação nas escolas do Julião Nogueira e Pecuária




O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, visitou, na manhã desta quinta-feira (15), as Escolas Municipais Professor Walter Siqueira, Creche Ruth Chagas Martins e 29 de Maio. As visitas fazem parte do projeto Secretário em Ação.


A primeira visita aconteceu na E.M. Professor Walter Siqueira, no Parque Julião Nogueira. A escola tem 683 alunos e atende do Pré-II ao 5º Ano. No local, o secretário conheceu o funcionário mais antigo, Luiz Francisco Rangel de Almeida, que trabalha na escola, como Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) desde que foi fundada, há 11 anos. Ele construiu um bicicletário com pneus.

"Eu percebi que não havia um espaço para deixar as bicicletas, resolvi usar os pneus para construir um e deu certo. Ainda ajudamos a natureza. Gosto muito do que faço, tenho um carinho muito grande pelas crianças e estou sempre ajudando para que a escola possa ser um bom espaço de convivência para eles", disse Luiz.


A diretora, Rosemara Fiuza, aprovou a iniciativa. "Esses encontros são muito importantes porque ele consegue conhecer as instalações e saber como a escola funciona", avaliou.

O secretário também conversou com os alunos, falou como é o trabalho de um secretário e pediu sugestões. "Estamos fazendo essas visitas porque é importante conversar com os professores, os alunos e entender quais são as boas ideias que a gente pode levar para a secretaria e aproveitá-las”, disse.


Nicolas e Ana Lídia sugeriram montar uma estante com livros no corredor para que as crianças possam pegar os livros para lerem nos intervalos. Sofia sugeriu uma quadra de esportes. "A gente poderia aproveitar mais os livros", disse Nicolas.




Na Creche Professora Ruth Chagas Manhães, Feres conheceu a professora Carla Barros que estava utilizando o material que ela mesma produziu para o projeto Estação Educação.

"Estou muito feliz e lisonjeada por participar desse projeto. É muito importante e marcante. Estávamos acostumados a usar coisas simples nas aulas e, de repente, temos esse material nas mãos. Muito feliz por utilizar o material e por ter aprendido tanto gravando as aulas. Cresci muito com essa experiência", ressaltou Carla.


"É um conteúdo muito útil para a turma e os nossos alunos. E ver a sua utilização na sala de aula vai na concepção de tudo que idealizamos, foi a solução que encontramos na época da pandemia para as aulas continuarem e temos um volume muito significativo no nosso Portal PAE. Os professores podem acessar e fazer como a Carla", convidou o secretário.


No 29 de Maio, na Pecuária, Feres conheceu a turma do 9º ano que obteve o primeiro lugar no simulado do Saeb. O secretário também falou sobre o Eduten. O Eduten é um instituto que tem licença de ensino de matemática gameficada, usada mundialmente e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação e que tem feito sucesso em todo o mundo.


Diretora do 29 de Maio, Rachel Machado ressaltou a importância de ter a presença do secretário na escola. "É essencial para que tenhamos mais acesso e de forma mais rápida ao secretário. Também é importante conversar sobre as demandas, ouvir as propostas da secretaria e que ele possa ver a realidade da nossa unidade". A unidade tem 867 alunos e atende do 1 Ano ao 9 e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).


8 visualizações
bottom of page