Secretário em Ação reúne dezenas de gestores de escolas no CEMSTIAC e 29 de Maio

O objetivo é criar maior aproximação da gestão com a comunidade escolar, diminuir a distância entre as unidades escolares e o gabinete do secretário

Foto: Wellington Rangel


O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, segue visitando as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, por meio do projeto Secretário em Ação. Nesta terça-feira (07), ele esteve no CEMSTIAC, Centro, onde Marcelo recebeu diretores das Escolas Ferroviário Jacy da S. Barbeto, Amaro Prata Tavares, Maria Lúcia, Doutor Alcindor de Moraes Bessa, Pequeno Jornaleiro, Professora Wilmar Cava Barros, Sagrada Família, Senador Tarcísio Miranda, Sebastião Ribeiro de Deus, Francisco de Assis, Instituto Profissional São José, José do Patrocínio e Rotary I; além das Creches Professora Rita de Cássia S. Chardelli, Dom Antônio de Castro Mayer, Sebastião Tavares Campista, Ana Beatriz Rangel, Jocineia da Silva Borges, Wilson Amaro de Freitas, Francisco de Assis, João Perdecene Neto, Carlos Roberto Nunes de Carvalho, Penha, José Moreira, Francisco Cordeiro Pereira e Parque Imperial.

Na segunda-feira (06), Marcelo Feres visitou a Escola Municipal 29 de Maio, na Pecuária, onde reuniu gestores de 12 unidades do território da Nova Brasília, Parque Leopoldina, Pecuária e adjacências. O objetivo é criar maior aproximação da gestão com a comunidade escolar, diminuir a distância entre as unidades escolares e o gabinete do secretário, aumentar a resolutividade das demandas e desenvolver um modelo de gestão democrática.

Em menos de um ano de gestão, ele já realizou dezenas de reuniões virtuais e presenciais com os gestores, promovendo uma gestão baseada no diálogo, respeito e transparência. Em cada encontro, os servidores podem tirar dúvidas, apresentar sugestões e demandas. “Essa é a oportunidade que temos para discutir a educação com quem, efetivamente, faz a educação acontecer, além de planejarmos o ano letivo de 2022”, afirmou Marcelo.


Estavam presentes os diretores das Escolas Presidente Castelo Branco, Jardim de Infância Alva Doralice Ribeiro de Castro, Professor Walter Siqueira e Senador José Carlos Pereira Pinto; e das Creches Dom Helder Câmara, Irmã Zilda de Castro, Vera Pretyman, Professora Ruth Chagas Manhães, Parque Esplanada, Clóvis Tavares, Benedito Alves Barreto, além da Escola 29 de Maio.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Catia Mello, também estava presente na reunião, que contou com apresentação das tradicionais Bandas Marciais Raul Escobar e Professor JJ, ambas da 29 de Maio. A professora Luciana apresentou documentário sobre a evolução das tecnologias na Educação. “Estamos conseguindo fazer o resgate daquilo que a gente tem de melhor em nossa rede, mesmo com as nossas dificuldades. Os problemas foram agravados na pandemia, mas eles já existiam antes, e nós estamos trabalhando para solucioná-los, com o farol apontado na direção que acreditamos. Temos projeto e plano de ação que foram apresentados a toda a rede no início do ano para que todos tenham conhecimento. Não podemos parar de avançar. O Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) não é simples nem rápido, por isso não precisamos de atalho, precisamos de trabalho”, disse o secretário.

Gestora da Escola Senador José Carlos Pereira Pinto, Vera Lúcia agradeceu a oportunidade do encontro. “Marcelo está saindo do gabinete dele, indo ao encontro das escolas para resolver os problemas. Isso não era comum antes. Eu fiquei quatro anos marcando audiência com a antiga gestão e eles desmarcavam. Nunca consegui entrar naquele gabinete. Agora, a gente consegue diálogo”, comentou.