top of page

Secretário orienta educadores sobre Eduten e matemática gameficada




O ensino da Matemática pela plataforma Eduten foi o tema de uma reunião on-line realizada esta semana pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, com professores do 5º e 9º anos das disciplinas de Matemática, Projeto de Computação, Projeto de Vida e Projeto Integrador. O Eduten é um instituto que tem licença de ensino de matemática gameficada, usada mundialmente e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação e que tem feito sucesso em todo o mundo.


A implantação da matemática gameficada na Rede Pública Municipal foi divulgada mês passado pela diretora pedagógica Tânia Alberto durante sua participação no programa Hora da Educação, apresentado por Marcelo Feres. A ferramenta vai dar ao aluno a oportunidade de estudar a disciplina pela internet na hora que desejar, de qualquer lugar.


Professora da Escola Municipal Mauro Barroso, em Ururaí, Jamile Siqueira da Silva, disse que a reunião foi muito satisfatória no sentido de promover uma oportunidade dos profissionais explorarem as necessidades pelas quais a educação vem atravessando. “Sugiro de antemão, mais reuniões como essa” diz Jamile.


Para que a comunidade escolar conheça a plataforma, a Seduct tem realizado a formação técnica para conhecimento e acesso ao Eduten. As capacitações são voltadas aos gestores, pedagogos e Professores de Suporte Pedagógico (PSPs) das unidades escolares com turmas do 4° ao 9° ano de escolaridade.


De acordo com Tânia Alberto a matemática gameficada vai possibilitar ao aluno estudar a disciplina de um jeito lúdico, desafiador, motivador e criativo, dentro e fora da escola. “Como é um modelo muito atraente, o nosso desafio é despertar esse interesse nos alunos. Temos que ser sensibilizadores dos nossos estudantes. Ninguém sonha com aquilo que não sabe que existe, vamos dar o caminho para que possam sentir interesse nesse estudo. Nas avaliações do Caed e Saeb a gente percebeu um déficit muito grande no aprendizado da matemática, por isso, estamos oferecendo esse incentivo”, acrescentou.


25 visualizações
bottom of page