top of page

Secretário orienta gestores sobre Censo Escolar da Educação Básica 2023





O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, promoveu reunião on-line com os gestores das escolas e creches da rede municipal de ensino, nesta quinta-feira (27), a fim de orientá-los sobre o preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica 2023, cuja etapa atual prossegue até 31 de julho. Para isso, as unidades estão recebendo a visita de recenseadores da Secretaria. Ele também falou sobre metodologias a respeito da matrícula de alunos infrequentes sem justificativa, turmas multisseriadas, classes com correção de fluxo, entre outros assuntos.


O censo representa a principal pesquisa estatística da área, feita em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais. “Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo conta com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país e as matrículas e dados coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres.


Durante o encontro virtual, ele apresentou os resultados da avaliação interna aplicada por Campos, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), visando promover um diagnóstico do processo de ensino local. Cerca de 30 mil alunos do 2º ao 9º ano de escolaridade fizeram a prova em preparação para a Prova Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que, por sua vez, será aplicada em outubro em todo país.


“As avaliações do Caed seguem o modelo do Saeb. Os alunos são avaliados e buscamos mecanismos para recuperar a aprendizagem daqueles que apresentam mais dificuldade. Conforme o nosso levantamento, o 4º e 5º anos de escolaridade apresentaram a situação mais crítica nesse pós-pandemia e estamos trabalhando ainda mais intensamente nessas turmas, para darmos condições a esses alunos de continuarem aprendendo”, assegurou Marcelo.


98 visualizações

コメント


bottom of page