Secretário presente em mais uma assembleia do Conselho Municipal de Educação

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, participou de mais uma assembleia mensal do Conselho Municipal de Educação, na sede da instituição. Durante o encontro, foram discutidos assuntos pertinentes à apresentação de matrizes curriculares referente à conversão de hora/aula para o 2º segmento do Ensino Fundamental para análise e aprovação, entre outras discussões. A diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, também participou da reunião.
Também foi discutido o corte etário na Educação Básica. O corte prega que a criança que não completou 4 anos até o dia 31 de março deve ir para creche e não para pré-escola, o que não tem sido seguido por algumas unidades escolares da rede particular. Tânia Alberto sugeriu que o texto da nota técnica seja enviado para os conselheiros para que cada um possa analisar o documento. "Ainda que aprovado é importante que todos tenhamos ciência do teor do texto e possamos fazer sugestões", comentou.
Marcelo Feres, que também é presidente do CME, falou sobre as dificuldades e avanço do ano escolar em 2022.
“Tivemos um ano difícil, com reabertura das escolas e muitos desafios, sem dúvida. E não há educação sem desafios. Semana passada eu participei de um encontro com outros secretários municipais no Rio, e um dos aspectos que mais chamou atenção são as mudanças previstas para Educação, com aumento de recursos para o ano que vem. É um momento ascendente com perspectiva de aumentar recursos, de modo que tenhamos condições de fazer investimento na Educação. Este ano, trabalhamos nas reformas das escolas, valorização dos professores, contratação de mediadores e cuidadores, com recursos do Fundeb. Já estamos no final do ano e entendemos que o município está utilizado o recurso de forma responsável. A lei diz que é necessário utilizar no mínimo 70% e usamos quase 90%", concluiu Marcelo.
Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), o Conselho exerce o papel de articulador e mediador das demandas educacionais junto aos gestores municipais, e ajuda a garantir o direito de todos à educação, no segmento da Educação Infantil da rede privada. A instituição desempenha funções normativa, consultiva, mobilizadora, deliberativa, propositiva, avaliativa, de assessoramento e fiscalização.
A finalidade básica é promover, no âmbito de sua competência, o desenvolvimento da Educação no Município e o fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino, atuando em estreita articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes.