Música, poesia, teatro e serviços de saúde. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) comemorou, nesta quarta-feira (8), o Dia Internacional da Mulher, com a presença da primeira-dama, Tassiana Oliveira. O evento contou, ainda, com a participação do secretário da pasta, Marcelo Feres; subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; e subsecretária de Educação, Rita Abreu.
Tassiana Oliveira ressaltou o papel da mulher na sociedade. “Tem uma frase da qual gosto muito que diz que a força da mulher vai além do que os olhos podem ver e isso é uma grande verdade. Somos mães, esposas, filhas, empreendedoras, trabalhadoras e, muitas vezes, desempenhamos todas essas funções ao mesmo tempo. Eu brigo com quem diz que somos sexo frágil. Somos frágeis sim, mas com uma força muito grande para mover a vida de muita gente. Hoje é um dia muito importante. Estamos comemorando as vitórias que muitas mulheres conquistaram lá atrás e conseguiram tantas mudanças. Mas, infelizmente, depois de tantos acontecimentos tristes que vivenciamos, temos que lembrar que ser mulher ainda é viver constante perigo. Mas vamos continuar trabalhando. Temos uma missão que é trabalhar para o futuro da nossa cidade. Somos incansáveis e estamos trabalhando também pelas mulheres, para que nossas filhas possam viver uma outra realidade e um outro momento. Cada uma de vocês da Educação tem um papel e faz a diferença que precisamos. Muito obrigada e feliz dia para todas nós”, disse a primeira-dama.
Marcelo Feres falou sobre a importância do dia 8 de Março e reforçou a necessidade do respeito às mulheres. “Essa é uma data muito simbólica e importante para refletirmos sobre o papel da mulher na sociedade e seus direitos, quando se pensa na cultura de todo mundo. A sociedade como um todo está precisando de uma palavra que é respeito. A figura feminina sempre traz leveza para esse mundo tão racional. Temos visto coisas bárbaras e muita violência e, sobretudo, muita falta de respeito com as mulheres que, enquanto mães, nos trazem um amor incondicional. Nós da educação temos a obrigação de aprofundar esse sentimento nas escolas para que nossas crianças tenham outra postura no futuro. A gente sabe dos desafios, mas também temos motivos para nos orgulhar. O lado bom é que nós estamos aqui, fazendo a diferença. São muitas mulheres na secretaria. A gente se orgulha por sermos uma secretária feminina. A educação está fazendo bonito. Quem olha o filme e não vê apenas a fotografia percebe o quanto estamos avançando. Parabenizo a todas. Agradeço muito pela contribuição de vocês. Se temos resultados é graças à contribuição das mulheres. É pela educação que vamos mudar o futuro", finalizou o secretário.
Alunas do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) declamaram poesias e leram histórias que enfatizam a importância da mulher. A banda da Seduct apresentou clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) como “Se” de Djavan e “Azul da cor do Mar” de Tim Maia. O Programa de Saúde na Escola (PSE) disponibilizou aferição de pressão arterial e glicemia capilar e orientações de saúde auditiva.
Comentarios