top of page

Secretaria de Educação e FMC levam educação em saúde às escolas do município


Na próxima sexta-feira (7) a Creche Escola Zumbi dos Palmares, no Parque Santa Rosa, vai receber o projeto Educação em Saúde realizado em parceria entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC). A ação é voltada aos pais de alunos das unidades escolares. Durante o trabalho, são desenvolvidos temas como, por exemplo, higiene das crianças, sistema reprodutivo das mulheres, cuidados com as verminoses, importância do uso corretos dos medicamentos, prevenção à leptospirose, doenças respiratórias, vacinação infantil e calendário vacinal, combate ao Aedes Aegypti e cuidados com a dengue, zika e chikungunya.

De acordo com um dos executores das ações, Igor Leal Pena, enfermeiro sanitarista, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Programa Saúde da Família, e mestre em Gestão em Cuidados de Saúde, as atividades são realizadas às sextas-feiras pela manhã nas creches públicas do município.


“É realizado curso básico de primeiros socorros com os professores e funcionários das unidades, por mim, e os internos da Faculdade de Medicina onde os alunos ao ministrarem o curso sob a supervisão do professor, estão praticando e treinando o que aprenderam na faculdade. Estabelecendo o processo de Ensino/Aprendizagem/Ensino. Essa atividade é do internato de atenção básica sob a coordenação do Professor Dr Leonardo Muniz e a gente realiza essa atividade com os alunos nas unidades”, explica Igor.


Diretora da creche Creche Sebastião Tavares Campista, Maria Leila de Melo Santos, disse que a equipe esteve na sua unidade e ela aprovou a ideia. “Eles realizaram a palestra de Educação e Saúde para os pais dos alunos, informando sobre doenças e cuidados na primeira infância. Neste mês de junho tivemos a palestra sobre a Lei Lucas e primeiros socorros para os profissionais da Creche. Essa iniciativa é de suma importância para os pais e profissionais! Parabéns a todos por estarem procurando proporcionar o melhor para a educação”, ressaltou a diretora.


O projeto já passou pela Creche Dom Antônio de Castro Mayer, do Parque Califórnia; Creche Escola Ruth Chagas Manhães, no Parque Julião Nogueira; Creche Escola Nova Cana; Creche Escola Mãe Flor, em Poço Gordo e Creche Escola Grevi Siqueira, em Custodópolis. Também já foram contempladas as creches de Santa Cruz, Jardim Ceasa, José Eduardo Peixoto dos Santos Zandonaide, Professora Joelma Figueiredo e de Dores de Macabu.

85 visualizações

Comentários


bottom of page