top of page

Secretaria de Educação e Grupo Articulador de Conselhos Escolares avançam no diálogo





Dando sequência à agenda de organização do Fórum Regional dos Conselhos Escolares em Campos, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, promoveu nova reunião sobre o assunto nesta quinta-feira (16). Dessa vez, ele recebeu, no gabinete, a coordenadora de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de São João de Meriti e vice-coordenadora do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro (GAFCE RJ), Keila Carvalho; e o articulador do GAFCE, consultor e mentor na Kigrupo Organização, Ivan Emídio.


Eles também ministraram palestras no Curso de Atualização em Gestão Escolar que aconteceu terça (14) e quarta-feira (15) no Teatro Trianon. O Fórum será organizado pela Seduct e vai marcar a implantação dos Conselhos Escolares na rede municipal de ensino. Os representantes do Gafce auxiliarão na implantação do serviço.


“O aluno precisa de espaço para apontar problemas e fazer sugestões, saber que a voz dele é ouvida, ser informado sobre coisas simples do dia a dia, como, por exemplo, que o cardápio está sendo alterado. Enfim, os conselhos precisam exercitar a participação e a cidadania. A escola é um espaço público, gerido com recursos públicos e por um gestor público, portanto, ela deve incentivar a corresponsabilidade e a participação. A Constituição é clara: a educação é dever do Estado e da família também. Portanto, as famílias também precisam ser inseridas nesse ambiente e temos que discutir isso no projeto político-pedagógico, nunca numa temática da culpa, mas da responsabilização”, disse Keila.


Segundo Keila, Campos já está adiantada neste processo. “Vocês já cumpriram 50% desse caminho, pois as unidades escolares já estão nesse passo, visto que acabaram de promover um processo democrático de eleição direta para gestores. Marcelo é um secretário muito ativo e poderá ajudar outros colegas secretários a implantarem em suas cidades”, comentou.


Ivan garantiu que o Gafce vai auxiliar o município na implantação do serviço. “Nossa equipe está à disposição, a nossa coordenadora Márcia já tem mais de 15 anos de experiência e foi a pessoa que me ajudou muito em Rio das Ostras. Agora vamos compartilhar essa experiência com todos os técnicos da Seduct/Campos. Vocês estão no caminho certo e estão de parabéns. É muito importante quando a cidade tem uma equipe técnica como a de Campos, isso faz toda a diferença”, opinou.





Seguindo a orientação dos articuladores, o secretário Marcelo afirmou que a implantação dos conselhos escolares acontecerá de forma gradativa, e vai começar em unidades-piloto. “Com o suporte técnico da Keila e do Ivan, vamos voar, temos uma equipe muito eficiente que vai conduzir a implantação do serviço aqui em Campos. Vamos começar mapeando quais unidades têm interesse. Para isso, iremos, primeiro, consolidar a equipe interna da Seduct para, posteriormente, orientar as escolas. Além disso, faremos um manual operacional para conduzir este processo de modo que o serviço não seja interrompido futuramente”, explicou Marcelo.


Também participaram do encontro a assessora especial da Subsecretaria de Gestão Orçamentária e Financeira, Juliana Queiroga; assessora técnica, Catia Mello, e a coordenadora de Prestação de Contas da Seduct, Martha Castori.



SAIBA MAIS







71 visualizações

ความคิดเห็น


bottom of page