top of page

Secretaria de Educação e Grupo Articulador de Conselhos Escolares avançam no diálogo




Dando sequência à agenda de organização do Fórum Regional dos Conselhos Escolares em Campos, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, promoveu nova reunião sobre o assunto nesta quinta-feira (16). Dessa vez, ele recebeu, no gabinete, a coordenadora de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de São João de Meriti e vice-coordenadora do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro (GAFCE RJ), Keila Carvalho; e o articulador do GAFCE, consultor e mentor na Kigrupo Organização, Ivan Emídio.


Eles também ministraram palestras no Curso de Atualização em Gestão Escolar que aconteceu terça (14) e quarta-feira (15) no Teatro Trianon. O Fórum será organizado pela Seduct e vai marcar a implantação dos Conselhos Escolares na rede municipal de ensino. Os representantes do Gafce auxiliarão na implantação do serviço.


“O aluno precisa de espaço para apontar problemas e fazer sugestões, saber que a voz dele é ouvida, ser informado sobre coisas simples do dia a dia, como, por exemplo, que o cardápio está sendo alterado. Enfim, os conselhos precisam exercitar a participação e a cidadania. A escola é um espaço público, gerido com recursos públicos e por um gestor público, portanto, ela deve incentivar a corresponsabilidade e a participação. A Constituição é clara: a educação é dever do Estado e da família também. Portanto, as famílias também precisam ser inseridas nesse ambiente e temos que discutir isso no projeto político-pedagógico, nunca numa temática da culpa, mas da responsabilização”, disse Keila.


Segundo Keila, Campos já está adiantada neste processo. “Vocês já cumpriram 50% desse caminho, pois as unidades escolares já estão nesse passo, visto que acabaram de promover um processo democrático de eleição direta para gestores. Marcelo é um secretário muito ativo e poderá ajudar outros colegas secretários a implantarem em suas cidades”, comentou.


Ivan garantiu que o Gafce vai auxiliar o município na implantação do serviço. “Nossa equipe está à disposição, a nossa coordenadora Márcia já tem mais de 15 anos de experiência e foi a pessoa que me ajudou muito em Rio das Ostras. Agora vamos compartilhar essa experiência com todos os técnicos da Seduct/Campos. Vocês estão no caminho certo e estão de parabéns. É muito importante quando a cidade tem uma equipe técnica como a de Campos, isso faz toda a diferença”, opinou.





Seguindo a orientação dos articuladores, o secretário Marcelo afirmou que a implantação dos conselhos escolares acontecerá de forma gradativa, e vai começar em unidades-piloto. “Com o suporte técnico da Keila e do Ivan, vamos voar, temos uma equipe muito eficiente que vai conduzir a implantação do serviço aqui em Campos. Vamos começar mapeando quais unidades têm interesse. Para isso, iremos, primeiro, consolidar a equipe interna da Seduct para, posteriormente, orientar as escolas. Além disso, faremos um manual operacional para conduzir este processo de modo que o serviço não seja interrompido futuramente”, explicou Marcelo.


Também participaram do encontro a assessora especial da Subsecretaria de Gestão Orçamentária e Financeira, Juliana Queiroga; assessora técnica, Catia Mello, e a coordenadora de Prestação de Contas da Seduct, Martha Castori.



SAIBA MAIS


Campos vai sediar Fórum Regional dos Conselhos Escolares


Representantes dos Conselhos Escolares RJ palestram para gestores escolares





70 visualizações
bottom of page