top of page

Secretaria de Educação entregou 166 kits de robótica a 93 unidades





Os laboratórios móveis adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) estão revolucionando a forma de ensinar e aprender nas escolas e creches. É a primeira vez na história da educação municipal que as unidades recebem esse tipo de material, adquirido por meio do Programa Lab Mais, implantado pela Prefeitura este ano. Desde o ano passado, 166 Kits de robótica foram entregues, contemplando 93 unidades escolares da rede municipal de ensino.


A novidade está chegando tanto para alunos do ensino infantil quanto para alunos do ensino fundamental anos iniciais e ensino fundamental anos finais, segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres. “Implantar a ciência e a tecnologia nas escolas da rede municipal é parte das metas previstas no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), desenvolvido pela Secretaria no ano passado. Essa medida visa colaborar com o letramento digital dos nossos estudantes e com a inovação tecnológica na rede”, pontuou Marcelo.





Para a coordenadora de Tecnologias e Mídias Digitais, Anna Karina Vieira, as tecnologias, quando usadas na aprendizagem, oportunizam novas formas de assimilação dos conteúdos, "proporcionando aos educandos serem protagonistas do próprio aprendizado, conduzindo o conhecimento de maneira a se adaptar melhor às próprias necessidades. Além disso, estimulam a inclusão através do trabalho colaborativo, do compartilhamento de ideias e atitudes”.


Essa semana, as equipes do Almoxarifado e da Coordenação de Tecnologias e Mídias Digitais da Secretaria, continuam fazendo as entregas dos kits aos gestores. As professoras Adriana Rodrigues e Átima Zoraide fazem parte da Coordenação dos Laboratórios e estão supervisionando as entregas. “O trabalho das equipes está bastante organizado, com muito profissionalismo e acolhimento aos gestores. Hoje, por exemplo, foram atendidas escolas como Conselheiro Josino, Pequeno jornaleiro, Ciep Professora Carmem Sylvia Carneiro, etc”, disseram.



DEPOIMENTOS


O diretor da Escola Municipal Custódio Siqueira, no Calabouço, Felippe Barreto, falou sobre a novidade. “A felicidade de receber o material de robótica é imensa, visto que por meio da robótica educacional podemos despertar em nossos alunos o raciocínio lógico que tanto benefício pode ser gerado no processo de aprendizagem”, disse.


A professora da unidade, Isabela Camacho, concordou. “Eu, como profissional da Educação na área da Tecnologia, e todos nós da E.M. Custódio Siqueira estamos imensamente felizes com todo empenho que a Prefeitura Municipal de Campos vem demonstrando para que nossa prática com nossos alunos consiga ser cada vez mais eficaz e significativa. Já trabalhamos com sucesso em 2022 com a robótica educacional nas turmas de fundamental 1 e foi muito satisfatório vermos os alunos se desenvolvendo de forma prazerosa, fazendo uso das metodologias ativas de aprendizagem. É com alegria que recebemos esta semana os kits referentes às turmas de fundamental 2 e educação infantil para viabilizarmos a robótica educacional a toda escola. Esse trabalho é muito importante, pois tem como objetivo formar alunos proativos, criativos, investigativos e que consigam ser responsáveis por sua própria aprendizagem”.





Gestora no Ciep Professora Carmem Sylvia Carneiro, Juliana Gomes destacou que a unidade também já havia recebido o kit de robótica dos Anos Iniciais em 2022. “Estávamos ansiosos com o recebimento do kit da Educação Infantil e o dos Anos Finais. Ontem tivemos a felicidade de ver esse material chegar em nossa escola. É muito bom ver a robótica na educação básica dar seus primeiros passos em nossa rede. Esse recurso é muito significativo na aprendizagem dos nossos alunos. Com este material eles conseguem ter contato com a pesquisa e desenvolvem a criatividade através de um pensamento científico. Estamos muito empolgados com os avanços que a Seduct tem feito na educação municipal”, disse.


Professora de Suporte Pedagógico no Ciep, Danielly Fernandes, acrescentou: “A tecnologia hoje faz parte do nosso cotidiano e com a educação não poderia ser diferente. Acho de suma importância trazer um pouco desse mundo para dentro de nossas escolas, promovendo a inclusão tanto digital, quanto social. O uso dessas tecnologias, principalmente a robótica, facilita a aprendizagem e aumenta o interesse dos alunos em aprender, pois tornam as aulas mais dinâmicas e participativas. Não é novidade que estamos muito felizes em receber o kit de robótica para os anos finais e educação infantil em nossa escola e também ansiosos para começarmos a utilizá-los com nossos alunos. A Seduct está de parabéns em proporcionar essa oportunidade maravilhosa à educação do nosso município.


A professora do laboratório de informática, Isabela Cristina, também opinou. “Tem sido um trabalho muito gratificante ver as crianças entusiasmadas com o resultado, com a prática, eles têm demonstrado muito interesse e o aprendizado tem sido muito grande, não somente para os alunos, mas também para nós que atuamos com a robótica educacional. Com a chegada da robótica para educação infantil e para os anos finais, teremos um ganho ainda maior. Estou no meu segundo ano com a robótica, e fiquei muito feliz em saber que vai agregar ainda mais conhecimento também para os demais alunos”, finalizou.




208 visualizações

Comments


bottom of page