top of page

Secretaria de Educação lança Auto de Natal Virtual com alunos e professores da rede





A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia lançou, nesta semana, o Auto de Natal Virtual, produzido por alunos e profissionais da rede municipal de ensino, por meio do Programa Estação Educação. O espetáculo foi criado com base na obra “Aconteceu em Belém”, do poeta e médico pediatra campista, Luís Alberto Mussa Tavares, e participação do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta). Para assistir, acesse o Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).


O lançamento do vídeo foi feito com a presença de pais de alunos na Creche João Perdecene Neto, na Lapa,  onde há uma sala-estúdio do Programa Estação Educação, e participação da Subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias Digitais, Anna Karina Vieira; diretora da Creche Elaine Reis; e coordenadora do Gotta, Simone Jardim.





O elenco infantil é integrado por Annalice Armando (Rei Mago), Brenda Alessandra (Pastor), Ester Anselmo (Narradora), Kamilly Victória (Rei Mago), José Lucas (José), Júlia de Sousa (Narradora), Kaylan Alves (Anjo Gabriel), Laura de Fátima (Maria), Maria Ysraella (Estrela Guia), Mikelly Lisboa (Rei Mago), Rhyana Rosa (Pastor) e Luísa Anselmo (Pastor).


A produção é de Patrícia Soares, professora da Creche João Perdecene Neto, e de Karla Juliana, professora da Creche Benedito Barreto. A coprodução artística foi feita por Idemê Arêas e a interpretação da canção "Noite Feliz" ficou a cargo da educadora Bianca Quitete, ambas também servidoras na Creche da Lapa. 





“As professoras fazem parte do Projeto Estação Educação e apresentaram esse roteiro com base na obra Aconteceu em Belém. O vídeo conta com tradução em libras feita pela professora Valéria Rocha, e já está acessível a toda a população no Portal PAE e no Youtube do PAE”, informou Wellington Rangel, gerente de Mídias Digitais da Secretaria.


Aconteceu em Belém narra a história do nascimento de Jesus, desde a palavra dos Profetas até a volta do Egito para a Galileia, cuja obra original é contada em versos pelo autor. A poesia pede licença aos relatos dos evangelistas e, fiel aos fatos narrados por eles, conta a chegada do Messias, passando pelo anúncio à Maria, o sonho a José, seguindo com eles até Belém, entrando com eles na gruta, recebendo com eles pastores, magos, a ira de Herodes, fugindo com eles e o menino para o Egito e retornando, após a morte de Cristo.





GOTTA - O Gotta vem se destacando no cenário local, nacional e até mesmo internacional. Recentemente abriu o 19° Evento Cultural da Consciência Negra, no distrito de Rosal, no município de Bom Jesus do Itabapoana. O grupo recebeu o prêmio Ativista Cultural Educacional, Melhores do Biênio 2021/2022, pela Senadoria do Estado do RJ, no Congresso da Sociedade Cultura Latina, no Cine Teatro São João, em São João da Barra, em julho deste ano. E em setembro recebeu um certificado da Confederacion Internacional Del Livro por ter participado do Festival Infanto Juvenil da Academia de Letras do Brasil (ALB) na 2ª Feira Virtual do Livro nos Estados Unidos.

143 visualizações

Comments


bottom of page