top of page

Secretaria de Educação presente no Festival dos Estudantes com diversas atrações




A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está presente no Festival dos Estudantes iniciado nesta quinta-feira (10), na Cidade da Criança Zilda Arns, com diversas atrações, por meio da Coordenação de Animação Cultural e Bandas de Fanfarra, Escola de Prática Artísticas (EPA), Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) e a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia. O Programa Saúde na Escola (PSE) também está ofertando palestras, aferição de pressão arterial, mediação de glicose, entre outros serviços.


A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; e da subsecretária de Educação, Rita Abreu, representando o secretário da pasta, Marcelo Feres; coordenador da Animação Cultura, Edilson Cruz; e a coordenadora da Cidade da Criança, Luzitânia Xavier. A professora de Libras, Valéria Rocha, atuou fazendo a tradução simultânea na cerimônia de abertura. Além disso, diversos personagens, como homem aranha e Pikachu, animaram a meninada.





O evento vai até o dia 12, no Parque Alberto Sampaio. Todas as atividades oferecidas serão gratuitas. A Secretaria de Educação também disponibilizou ônibus escolares para garantir a presença dos estudantes das regiões mais afastadas do Centro da Cidade.


“É com imensa satisfação que recebemos hoje aqui na Cidade da Criança a abertura desse Festival que tem diversos parceiros. Não medimos esforços para garantir muita alegria e estamos todos juntos em um só objetivo: ofertar aos nossos estudantes um dia de muita diversão; brincar aprendendo. Também apresentamos nossos dispositivos pedagógicos ofertados nas unidades escolares e nossos ônibus educativos: Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco e Viajando na Ciência”, destacou Rita Abreu.




Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o Festival dos Estudantes tem como objetivo promover a integração entre estudantes do ensino infantil ao ensino superior.


O Gotta apresentou esquetes teatrais - Retratos de Infância e Casa das Bonecas - que falam, respectivamente, do trabalho infantil (histórias de crianças que são incentivadas a estarem na escola); e da história de uma professora que, quando criança, adorava dar aulas às suas bonecas e, quando ficou adulta, se formou em professora.


A EPA apresentou o espetáculo “Todas as Cores” que é uma adaptação feita pela animadora cultural Fernanda Barbosa do livro “Uma cor, duas cores e todas elas”, escrito por Lalau e Laura Beatriz. A peça é uma junção de várias poesias do livro, adaptadas para o teatro, que fala da valorização das cores, cada uma separada no primeiro momento, mostrando onde elas estão, sensações que podem vir a criar no mundo, nas pessoas, nos sentimentos.


Já a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia está apresentando os cursos da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), os laboratórios móveis de Ciências e Robótica. A chefe de Gabinete Mônica Maia participou da organização do evento. “Preparamos tudo com muito carinho para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dos projetos da Seduct. É muito importante essa união das secretarias, promovendo um espaço de entretenimento, de cultura e esportivo em prol do estudante de Campos”, finalizou Mônica.





A diretora da Escola Municipal Fazenda Aleluia, no Imbé, Danielle Machado, levou 23 alunos do Pré- 1, 2 e 3. “Eles se encantaram com a magia de um dia com seus personagens favoritos e puderam aproveitar do espaço de lazer na Cidade da Criança. Foi um dia mágico e alegre, uma aula extraclasse que, com certeza, ficará em suas memórias. Isso é muito gratificante para todos nós da equipe Fazenda Aleluia”, disse Danielle.





Na programação, diversas atrações culturais, esportivas, além de mesas e palestras sobre o universo estudantil. O Festival dos Estudantes acontece em parceria com a Seduct, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fundação Municipal de Esportes e Esporte e Vida, além de instituições e representações de escolas e universidades do município.




93 visualizações

Comments


bottom of page