Secretaria de Educação reúne gestores escolares em encontro presencial no Trianon

Organizada pelo subsecretário, Frederico Rangel, a reunião contou com apresentação do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) e dos Profissionais do Departamento de Animação Cultural

Foto: Wellington Rangel


A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou, nesta quinta-feira (04), reunião presencial com os gestores das 234 unidades escolares da rede municipal de ensino. O encontro contou com presença do secretário da pasta, Marcelo Feres; do subsecretário Frederico Rangel; secretário de Governo, Juninho Virgílio; vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Maicon Cruz; coordenadores e diretores de departamentos da Secretaria.

"Com muita alegria, represento o prefeito Wladimir Garotinho neste encontro. Ele pediu para reafirmar com vocês o compromisso em resgatar a dignidade e a autoestima de vocês. Em breve ele vai entregar unidades estruturadas para que vocês tenham melhores condições de trabalho e, assim, possam acolher melhor os alunos do nosso município", afirmou Juninho.

Marcelo lembrou que a Secretaria publicou no Diário Oficial do município a homologação referente ao pregão promovido para contratação de empresa especializada em manutenção das unidades da rede municipal de ensino. As empresas vencedoras da licitação já assinaram os contratos.


"A partir dos próximos dias, terá início a manutenção preventiva (periódica) e corretiva predial, tanto em imóveis próprios quanto alugados. A Secretaria já elencou as prioridades e a previsão é que 52 unidades sejam atendidas nessa primeira etapa e outras 56 unidades na segunda, de forma que ocorra a manutenção dessas 108 em 03 meses, para iniciar o ano letivo de 2022 em fevereiro, com as unidades em melhores condições", afirmou.


Ele falou, ainda, sobre diversos assuntos ligados ao setor de Recursos Humanos, Pedagógico, Tecnológico, entre outros. "Temos um Comitê Permanente de Planejamento e Gestão que ajuda a Secretaria a pensar a educação, composta também por gestores que representam a maioria. É um processo de construção colaborativa, um espaço contínuo de participação ativa, com base no princípio democrático do processo decisório. Não fazemos nada sozinhos", destacou o secretário.

Para Marcelo, é necessário trabalhar mais intensamente na alfabetização e letramento. "Educação envolve teoria e prática. Por isso, vamos investir em laboratórios de matemática; inclusão digital; o Projeto Estação Educação vai dar início às gravações das aulas nos próximos dias, etc. E tudo isso vai além da Pandemia. Trata-se de um conceito de Educação", explicou.

Organizada pelo subsecretário Frederico, a reunião contou com apresentação do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) e dos Profissionais do Departamento de Animação Cultural.

"Agradeço às equipes da Secretaria de Educação e de Governo, e parabenizo às Agentes de Gestão Escolar, que também fazem um excelente trabalho. As palavras de ordem são autoestima e credibilidade. Elas ficaram para trás durante muito tempo. Vocês foram desvalorizados por um longo período, ficando sem condições de trabalho, sem revisão salarial, sem estrutura, mas o atual prefeito Wladimir tem dado a atenção devida às demandas da Educação. Sou muito grato pelo trabalho que vocês desempenham. Só vocês da Educação podem transformar nossa cidade num lugar melhor para se viver", discursou o vereador Maicon.


Frederico destacou que o encerramento da Formação de Gestores será realizado no dia 02 de dezembro, às 14h, na Câmara Municipal. Na ocasião serão entregues os certificados de participação nos cursos referentes ao ano de 2021. "Importante dizer, ainda, que iniciamos a terceira entrega dos kits alimentares no final do mês de outubro. Agradecemos a vocês, gestores, pelo recebimento dos Kits e pela acolhida dada a equipe de AGE em suas escolas, durante o processo de entrega", disse.


Reportagem: Kamilla Uhl

18 visualizações